Decano da UnB ministra aula de Mestrado em Saúde na UNIGRAN.

O prof. Márcio Pimentel faz, amanhã, a abertura solene do 3º mestrado interinstitucional UNIGRAN/UnB. Foto: www.envolverde.com.br
O professor Márcio Pimentel Martins, decano de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB), ministra a aula inaugural da 2ª turma do Mestrado Interinstitucional em Saúde, ID_CURSO que é oferecido por meio de convênio entre a UNIGRAN e a UnB, em Dourados. O evento será realizado nesta sexta-feira (10), nos estúdios de TV digital da Instituição, às 19h. O convidado é doutor em Geoquímica, pela Universidade de Oxford, Inglaterra, e possui dois pós-doutorados em Geocronologia, obtidos no Canadá e na Austrália. É membro da Academia Brasileira de Ciências, e pesquisador agraciado com prêmios “Martelo de Prata”, da Sociedade Brasileira de Geologia, e “Fausto Alvim” de excelência acadêmica, da Associação de Docentes da UNB. A professora Rosa Maria D’Amato De Déa, reitora da UNIGRAN, e o professor Carlos Alberto Bezerra Tomaz, coordenador do Mestrado, farão a abertura solene do novo ID_CURSO de Mestrado em Saúde UNIGRAN/UNB, devendo destacar a sua importância para o progresso das ciências da saúde em Dourados e cidades da região. Na primeira turma, o ID_CURSO teve 28 alunos, formados em várias profissões da saúde, que hoje contribuem com o aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e dos serviços prestados à população. A nova turma é composta por 20 mestrandos, que foram selecionados em duas fases, segundo critérios diferenciados estabelecidos pela UNB. Após a primeira seleção, baseada nos currículos e projetos de pesquisa dos candidatos, os pré-selecionados participaram das aulas de três disciplinas que foram realizadas no primeiro semestre deste ano, na UNIGRAN. No ID_CURSO, o mestrando deve aplicar o conhecimento em pesquisa científica, cujo tema deve se enquadrar em uma das 14 linhas de pesquisa determinadas pela UNB, e que contemplam praticamente todas as profissões da saúde. As grandes áreas de pesquisa são: Avaliação nutricional, bioética, biomecânica do movimento, ergonomia, saúde e educação, saúde do trabalhador, Etiopatogenia, histopatologia e prevenção de doenças infectocontagiosas e parasitárias, Farmacologia molecular, Métodos diagnósticos, prevenção e etiopatogenia do câncer bucal, Neurofisiologia e Neuroendocrinologia, Neuropsicofarmacologia, Prevalência, diagnóstico e prevenção de doenças crônico-degenerativas e genéticas, Química e atividade biológica de produtos naturais. Esse é o terceiro ID_CURSO de Mestrado que a UNIGRAN desenvolve em parceria com a Universidade de Brasília. O primeiro foi na área de Direito, concluído em 2003. (JR)