Edital Universal do CNPq disponibiliza R$ 100 milhões a projetos de pesquisa.

Pesquisadores devem correr com seus projetos. Em comunicado enviado à UNIGRAN, o ministro da Ciência e Tecnologia Sergio Machado Rezende, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marco Antonio Zago, anunciam a publicação do Edital Universal CNPq 15/2007, no valor de 100 milhões de reais. Esse reID_CURSO será investido em cerca 2.500 projetos, com orçamentos de até R$ 20 mil, de até R$ 50 mil e de até 150 mil reais. O Edital Universal do CNPq está acessível no endereço de internet www.cnpq.br/editais/ct/2007/015.htm. O prazo para encaminhamento das propostas ao CNPq, para pleitear verbas do edital, termina em 27 de setembro. Os resultados saem em 7 de novembro e a contratação das propostas inicia em 21 de novembro deste ano. “Trata-se do maior volume de reID_CURSOs destinados a um único edital da agência. Com isso, estamos atendendo à expectativa da comunidade científica e tecnológica de dar um apoio substancial e permanente à pesquisa básica de todas as áreas do conhecimento”, diz o comunicado. O objetivo do CNPq, ainda segundo o e-mail, é contemplar jovens pesquisadores, com esse apoio financeiro, e aqueles que concorreram, mas não obtiveram os reID_CURSOs em editais anteriores. Em qualquer caso, a avaliação das propostas levará em conta o mérito dos projetos, que devem ter como proponentes pesquisadores com título de doutorado, “vinculados a instituições de ensino superior ou a institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, sem fins lucrativos”. Segundo informações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a UNIGRAN tem diversos projetos em andamento, com o apoio de agências de fomento à pesquisa, como a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul). A Instituição, inclusive, teve projeto aprovado recentemente, na licitação instituída pelo edital MCT/CNPq 50/2006, para pesquisa na área das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. A pesquisa “A variação da concordância verbal presente na fala do homem douradense” é coordenada pela professora doutora Nara Sgarbi, coordenadora do ID_CURSO de Letras. (JR)