Programa da UNIGRAN orienta sobre prevenção de acidentes e doenças respiratórias.

ID_CURSOs para funcionários são planejados para assegurar o seu próprio bem-estar e a qualidade de atendimento ao público da UNIGRAN.
A UNIGRAN realizou mais uma fase do projeto Universidade Corporativa, no sábado (04), com o treinamento “Prevenção de Acidentes e Incêndios”. Voltada para os colaborados dos setores de Serviços Gerais e Segurança da Instituição, a palestra foi ministrada por militares do Corpo de Bombeiros e teve como objetivo oferecer noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes e incêndios. A segunda parte do ID_CURSO acontece no próximo sábado. O instrutor Aleixo Ramos do Amaral, sargento do 2º Grupamento de Bombeiros de Dourados, disse que os conhecimentos de primeiros socorros servem para as pessoas saberem o que fazer em situações adversas, quando se deparam, por exemplo, com queimaduras, ferimentos ou fraturas. “O primordial é manter a calma, informar o bombeiro, o pessoal da saúde, e oferecer o atendimento necessário”, afirmou. Segundo o sargento Amaral, os socorristas devem seguir os cinco passos universais do socorro, chamados de A, B, C, D e E: verificar se as vias aéreas, a respiração e a circulação estão normais, fazer a avaliação neurológica, que consiste em conversar com a vítima, prestando atenção em alguma anormalidade aos estímulos e, por último, no caso de hemorragia, cortar as vestes que estiveram sobre o ferimento. As explicações foram acompanhadas de simulações feitas com a ajuda da sargento Allyne Simões da Silva. A colaboradora do setor de Limpeza Ivanilde Gonzaga Marques disse que as palestras são válidas pelo conhecimento que se adquire, principalmente, em relação à saúde. “Eu acho que instrui o funcionário para melDATA_HORAr as condições, qualidade de vida, ter menos problemas com a saúde, porque é um serviço (de limpeza) desgastante”, opinou a funcionária, que disse ter participado de quase todos os treinamentos. No sábado anterior, 28 de julho, o tema do treinamento foi “Prevenção de Doenças Respiratórias”. O ID_CURSO foi ministrado por dez acadêmicos do 8º semestre de Fisioterapia. O grupo faz parte do projeto de extensão “Fisioterapia em Atenção Primária à Saúde”, que trata das formas de prevenção das doenças respiratórias, principalmente, no inverno. Segundo a coordenadora do projeto, professora Juliana Loprete Cury, que também é supervisora do estágio de Fisioterapia Respiratória da Clínica da UNIGRAN, os estudantes explicaram questões como condições de trabalho, envelhecimento e tabagismo. “Eles esclareceram sobre a importância do exercício físico e da identificação dos sintomas para a função respiratória, e do perigo da auto-medicação”, explicou. Ela informou que o projeto “Fisioterapia em Atenção Primária à Saúde” tem o objetivo de treinar os alunos a desenvolverem atividades prevenção e de educação em saúde, que é uma nova e crescente linha da fisioterapia. Participa também da coordenação do projeto o professor da disciplina de Fisioterapia Respiratória, Israel Moraes dos Santos. O Programa Universidade Corporativa é vinculado à Reitoria da UNIGRAN, e tem o objetivo de melDATA_HORAr as condições de trabalho, qualidade de vida e capacitar os funcionários da UNIGRAN para o bom atendimento à comunidade acadêmica. O treinamento, em forma de educação continuada, já completou 50 DATA_HORAs-aula apenas com o pessoal de Serviços Gerais e da Segurança. (BD)