Abertas as inscrições para a Semana de Letras da UNIGRAN.

Coordenadora de Letras, Nara Sgarbi, destaca as abordagens que serão dadas ao mesmo tema - a língua – no evento que acontece de 3 a 6 setembro.
A Coordenação de Letras da UNIGRAN está divulgando a programação da Semana Acadêmica do ID_CURSO, que será realizada entre os dias 03 e 06 de setembro. As inscrições já podem ser feitas, na Secretaria da Faculdade de Educação, bloco III da Instituição. Para a comunicação de trabalhos científicos e apresentações de pôsteres, estudantes e professores de Dourados e região devem efetivar suas inscrições até o dia 17 de agosto. O telefone para mais informações sobre o evento e normas de apresentação de trabalhos é (67) 3411-4171, nos períodos vespertino e noturno. O tema central do evento, “Entre a escravidão e a liberdade: linguagens do século XXI”, foi o escolhido dos acadêmicos e professores do ID_CURSO para se discutir os signos verbais e não-verbais que compõem as diferentes linguagens que existem na vida em sociedade. Muitas delas, segundo a professora Nara Sgarbi, coordenadora do ID_CURSO de Letras, têm a função de limitar e tirar a autonomia de pensamento e ação das pessoas. “Algumas linguagens nos tornam seres críticos, participativos, cidadãos, verdadeiramente, e outras, com a pseudo-mensagem de libertar o ser humano, nos fazem prisioneiros”, comentou. Dois nomes de grande destaque, nas áreas da Análise do DisID_CURSO e da Sociolingüística, prestigiarão a Semana de Letras. Na conferência de abertura – Mídia, disID_CURSO e identidade –, a palestrante será a professora doutora Maria do Rosário de Fátima Valencise Gregolin, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e membro do Grupo de Estudos de Análise do DisID_CURSO (Geada), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp. A convidada é autora dos livros “Os Caminhos da Língua Portuguesa”, publicado em Braille, pela editora Atual, e “Foucault e Pêcheux na análise do disID_CURSO – diálogos & duetos”, da editora Clara Luz. Entre suas produções mais recentes, estão ainda a organização das obras “DisID_CURSO e Mídia – a cultura do Espetáculo” e “Análise do DisID_CURSO – as materialidades do sentido”, também publicados pela Clara Luz. No dia 6, a UNIGRAN recebe o professor de Semântica e Lingüística Aplicada da Universidade de Campinas (Unicamp) Kanavillil Rajagopalan, na palestra “O fascínio da linguagem”. O professor Rajagopalan é um lingüista que, em sua produção acadêmica, trata de questões éticas, políticas e ideológicas relacionadas à língua. Nessa linha, podem-se apontar os artigos “Jacques Derrida e a corda-bamba como o caminho da ética”, do livro “Jacques Derrida: Pensar a Desconstrução" (ed. Estação Liberdade), e “O grande desafio: aprender a dominar a língua inglesa sem ser dominado/a por ela", que integra o livro as “Perspectivas educacionais e o ensino de inglês na escola pública" (Educat). (JR) Mini-ID_CURSOs da Semana de Letras 1 - Literatura comparada no século XXI:entre o local e o global, o regionalismo revisitado. Prof.Dr. Paulo Sérgio Nolasco( UFGD) 2 - A crítica literária em Lima Barreto. Prof.ª M.Sc. Zélia Ramona Nolasco dos Santos Freire(UEMS) 3 - Histórias em quadrinho: material de peso na bagagem do professor. Prof.ª M.Sc.Rute S. Josgrilberg(UNIGRAN) 4 - A argumentatividade nos gêneros textuais. Prof.ª Dr.ª Maria Alice de Mello Fernandes (UNIGRAN) 5 - A subjetividade e a objetividade no texto científico. Prof. José Roberto de Almeida(UNIGRAN) 6 - Contação de histórias. Prof.ª Esp. Raquel Taborda de Souza (UNIGRAN) 7 - Contruindo fantoches e contando histórias. Profª M.Sc. Cláudia Ollé(UNIGRAN).