Acadêmico da UNIGRAN fala sobre sua participação no Pan-Rio 2007

Arremessador Marcelo Arai gostaria que o beisebol tivesse mais apoio em MS.
O acadêmico do terceiro ano de Medicina Veterinária da UNIGRAN, Marcelo Kaneo Arai, de 24 anos, jogou na Seleção Brasileira de Beisebol nos Jogos Pan-Americanos, realizados no Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 29 de julho. Apesar de sua equipe não ter conquistado medalha, o atleta disse que o Brasil teve um bom desempenho nas competições, que foram bastante acirradas. Para ele, o evento contribuiu com a divulgação de modalidades pouco conhecidas, como o beisebol. “Só de estar entre os melhores atletas de cada modalidade, na Vila Olímpica, foi muito gratificante e uma experiência única”, disse Marcelo, que joga na posição de arremessador. Este é o primeiro Pan-Americano que ele participa, mas já jogou pela seleção brasileira outras vezes. A primeira, em 1994, pelo time de juniores. O jogador é natural de Dourados e se dedica ao beisebol desde os sete anos de idade, por influência de seus pais, e já competiu em países como o México, Peru, Venezuela, Equador e os Estados Unidos. Atualmente, Marcelo divide o tempo entre o esporte e o ID_CURSO de Medicina Veterinária. “Devido ao Pan, tive que trancar a faculdade, para não atrapalhar, o meu desempenho, mas agora pretendo dar continuidade aos meus estudos e ter o beisebol como uma segunda opção”, disse o acadêmico. O jogador também destaca que, em Mato Grosso do Sul, não existe uma política de incentivo para a prática do esporte. “Infelizmente, o beisebol só é praticado com mais freqüência em São Paulo. Aqui, jogamos mais por diversão”, analisa. Marcelo joga para ao time de Dourados em jogos estaduais e ainda defende o time de Guarulhos, de São Paulo, que participa da Taça Brasil, maior evento nacional da modalidade. O esporte é muito popular nos Estados Unidos, no Japão e em Cuba. (AV)