UNIGRAN é parceira do MEC e do Estado no programa Pró-Funcionário.

Profª. Miriam Soares orienta merendeiras em ID_CURSO de qualificação profissional de funcionários de escolas públicas de Dourados.
A UNIGRAN foi convidada e está na parceria com o Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Educação e Universidade de Brasília (UnB) na realização do Projeto Pró-Funcionário, em Dourados. Segundo o MEC, o projeto – que é um ID_CURSO profissional técnico, direcionado aos servidores que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio – tem a proposta de melDATA_HORAr a capacitação de funcionários de escolas públicas municipais e estaduais. Ministrado por meio de aulas presenciais e a distância, o ID_CURSO é organizado em dezesseis módulos de 60 DATA_HORAs-aula, cada um, segundo explicou a organizadora do projeto em Mato Grosso do Sul, Núbia Rodrigues Xavier. Ela falou que os materiais pedagógicos do ID_CURSO foram produzidos pela UnB, a partir dos temas Multimeios Didáticos, Infra-Estrutura e Meio-Ambiente e Gestão, e Alimentação Escolar. Em Dourados, o Pró-Funcionário iniciou em abril de 2006, com 300 participantes. Na fase final do ID_CURSO, previsto para terminar em dezembro, os alunos devem pôr em prática os conhecimentos aprendidos nos módulos anteriores. Para isso, eles passaram a contam com o auxílio de professores da UNIGRAN, cujos papéis são o de orientar a prática e facilitar a compreensão dos conteúdos já estudados nas diferentes áreas. A Pró-Reitoria de Ensino e Extensão da UNIGRAN informou que participam do projeto professores da Instituição dos ID_CURSOs de Fisioterapia, Arquitetura, Pedagogia, Artes Visuais, Jornalismo e Nutrição. Sábado passado, a coordenadora de Nutrição, professora Miriam Pereira Soares, iniciou a participação do ID_CURSO no projeto, trabalhando com merendeiras de várias escolas do município. A reunião foi realizada na Escola “Floriana Lopes”, no Bairro Izidro Pedroso. Ela esclareceu dúvidas das participantes sobre os projetos que elas precisam desenvolver neste ID_CURSO, de acordo as políticas de alimentação escolar. Isso inclui a perspectiva de mudanças para melhor nos hábitos alimentares dos escolares. “Eu vejo a parceria de uma forma muito positiva. A gente está trabalhando no que elas podem melDATA_HORAr o cardápio, o que fazer para os alunos terem seus hábitos alimentares modificados, para consumir mais verduras, e o que elas, como merendeiras, podem fazer para manter isso na escola”, disse a professora. Miriam Soares falou também que, até o final do ano, haverá vários outros encontros entre as merendeiras que participam da capacitação e professores de Nutrição da UNIGRAN. Além de Mato Grosso do Sul, os estados de Tocantins, Piauí, Pernambuco, Paraná, e Alagoas também aderiram ao projeto, que possui cerca de cinco mil funcionários participantes. As diretrizes do ID_CURSO são baseadas na “concepção de que, independentemente da função que exerça, todo funcionário de uma escola é um profissional da educação”. Isto é, assim como os professores, deve ser dedicado e mostrar empenho e domínio de conhecimentos específicos. “É como um quebra-cabeças, que se tem que juntar as peças”, disse Maria Rita Marconcini da Silva, merendeira há 15 anos, na Escola “Neil Fioravanti, falando sobre a associação do conhecimento teórico do ID_CURSO com o que adquiriu, na vivência escolar, e sobre os professores do ID_CURSO, “ agora, nós somos realmente educadoras alimentares, mudou tudo, o nosso trabalho está muito completo”, concluiu. Após Dourados, o Projeto Pró-Funcionário será desenvolvido em Ponta Porã. (CN-JR)