ConID_CURSO escolhe obras literárias para jovens e adultos recém-alfabetizados.

Escritores brasileiros podem concorrer a prêmios de 10 mil reais – inscrições de obras devem ser feitas até 21 de novembro.
Portal MEC - Escritores brasileiros têm um desafio em 2007: escrever para jovens e adultos que estão aprendendo a ler e a escrever em salas de aula em todo o país. Os novos leitores são pessoas com mais de 15 anos que participam de ações do Ministério da Educação dentro do programa Brasil Alfabetizado. As obras literárias são para um público que não é criança, mas também não é leitor experimentado. A segunda edição do conID_CURSO Literatura para Todos vai distribuir R$ 90 mil para oito escritores brasileiros e para um escritor de país africano de língua portuguesa — Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Cada autor selecionado receberá um prêmio de R$ 10 mil e terá sua obra reproduzida pelo Ministério da Educação e distribuída a milhares de jovens e adultos que iniciaram a alfabetização no período 2006-2007. As inscrições estão abertas até 21 de novembro. Com mínimo de 30 e máximo de 40 páginas, as obras devem ser inéditas e específicas para neoleitores jovens e adultos. Podem concorrer textos nas modalidades: prosa (conto, novela ou crônica), poesia, biografia, textos da tradição oral (em prosa ou em verso). Serão selecionadas duas obras de autores brasileiros para cada modalidade e uma obra de autor africano, esta em qualquer modalidade definida no edital. Os textos devem considerar o público-alvo do conID_CURSO: jovens e adultos em processo de alfabetização ou recém-alfabetizados. Para esses novos leitores, o MEC quer oferecer livros com narrativa atraente e que não se confundam com tarefas escolares; textos que façam uma leitura do mundo, que favoreçam o envolvimento afetivo do leitor e que possibilitem a comunicação, compreensão, entendimento e crítica. Entre os critérios de análise, o edital destaca a linguagem expressiva que estimule a imaginação e a reflexão; e narrativas que contribuam para a construção da consciência individual, social e ética. Em 2006, o conID_CURSO recebeu 2.095 obras das quais selecionou estas oito: Cobras em compota (Conto); Entre as junturas dos ossos (poesia); Família composta (peça de teatro); Léo, o pardo (biografia); Madalena (novela); Tubarão com faca nas costas (crônica); Caravela (poesia); Batata cozida, mingau de cará (tradição oral). Receberam menção honrosa: Cabelos molhados (conto); Abraão e as frutas (poesia). A inscrição em 2007 será feita com o envio da obra literária em seis vias, formato A4, pseudônimo para: 2º ConID_CURSO Literatura para Todos – Ministério da Educação, Esplanada dos Ministérios, bloco L, sala 710, CEP 70047-900 – Brasília (DF). Informações no Edital nº 2/2007/Secad/MEC ou pelo correio letrônico litaraturaparatodos@mec.gov.br O edital do conID_CURSO está disponível no endereço http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/edital2_literatura.pdf (Ionice Lorenzoni)