XIII Evento Cultural do Anglo é inspirado nos jogos pan-americanos.

Em festa, nesta semana, alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Médio estão envolvidos em atividades culturais, com o esporte e ajuda humanitária.
Os Jogos Rio-2007 são temas do evento cultural, esportivo e social da Escola Decisivo-Anglo. Aberta na sexta-feira, os alunos saíram nesta manhã em uma alegre carreata pelas principais ruas de Dourados, para anunciar a gincana, que é realizada há 13 anos. O evento combina exercício da solidariedade, com a arrecadação de donativos para entidades assistenciais, pesquisa sobre culturas e integração pela prática de esportes. As atividades do evento prosseguem até o dia 6. A parte esportiva da gincana “Anglo no Pan-Americano” iniciou com uma partida de futebol suíço, entre professores e alunos, cabo de guerra misto, judô e tênis de mesa, além de provas surpresas realizadas na sexta-feira de manhã. Antes da abertura, aconteceu a tradicional concentração das torcidas na arquibancada e o desfile pela quadra. Além do juramento do atleta e a solenidade do fogo, a abertura teve um momento especial, que foi o recebimento do Troféu dos Jogos da Juventude 2007. Pela sexta vez seguida, o Anglo sagrou-se campeão nas modalidades basquete masculino e feminino e handebol feminino. O troféu foi entregue ao diretor Wilson Akira Tanizari, pelo representante da Fundação Cultural e de Esportes de Dourados, Robson Araújo Pereira. Durante a semana, no ginásio da UNIGRAN, acontecem os jogos, brincadeiras e as provas de conhecimento, como o “enigma da pirâmide” e o “debate das tortas”. O evento termina com a pesagem dos agasalhos e alimentos arrecadados, e com a mostra de culturas de diversos países. Wilson Tanizaki explica que, todo ano, cada turma é designada a representar um país. "Além das competições esportivas, nós temos as provas culturais, que englobam a pesquisa e a criação de um painel, a decoração da sala de aula e as comidas e bebidas típicas, tudo relacionado ao país escolhido". Na prova social, segundo o diretor, a expectativa é superar o recorde estabelecido no ano passado, quando foram arrecadadas oito toneladas de alimentos. "Os alunos e os professores estão animados, e esse é o nosso interesse principal", disse. Na confecção dos painéis culturais, que serão montados na quinta-feira, os alunos deverão utilizar materiais reciclados. (BD-JR)