Professores do Projeto EJA/UNIGRAN organizam festa junina para os alunos.

Alunos jovens e adultos se confraternizaram com professores, no arraial organizado neste sábado, na UNIGRAN.
A diretora da Faculdade de Educação da UNIGRAN, Vanderléia Paes Leite Mussi, e os professores do projeto de extensão em Educação de Jovens e Adultos da Instituição (EJA), organizaram uma grande festa de confraternização para os alunos e seus familiares. Houve sorteios de brindes e os tradicionais pratos juninos e a quadrilha. Maridos e esposas, filhos e netos entraram na dança com os acadêmicos, no animado arraial junino que virou o ginásio da UNIGRAN, na tarde deste sábado. Para os alunos do projeto, foi mais uma demonstração da boa vontade dos acadêmicos integrados nesse trabalho de extensão. Desde a véspera, eles trabalharam na decoração do ginásio e na preparação de bolos, cachorro-quente e outras delícias que foram servidas aos convidados. “Está ótimo, e isso se deve à competência dos professores”, disse Valdemar André da Silva, carpinteiro aposentado, de 70 anos de idade. Ele acompanha a esposa, dona Anísia Francisca da Silva, também nas aulas. Aos 64 anos de idade, a dona de casa se diz “incluída na sociedade”, depois que aprendeu a ler e a escrever. “Para mim, na idade que estou, é uma grandeza; antes, eu me escondia da sociedade, tinha vergonha, por não saber nada, [e] ficava mais reservada; hoje não, eu tenho alegria de participar da comunidade, já me divirto mais, a gente já tem mais liberdade”, disse dona Anísia. Atualmente, cerca de 250 alunos estão matriculados nos ID_CURSOs de alfabetização e letramento que a UNIGRAN oferece à comunidade douradense, por meio da Faculdade de Educação, em parceria com uma empresa, associações de bairro e várias entidades da sociedade civil. Em funcionamento desde 1989, esse projeto de extensão atendeu a um grande número de pessoas que não teve a oportunidade de freqüentar a escola na infância, mas que não desiste de aprender. O eletricista de veículos Antônio Pedro Lino, 52, é outro que não desiste. Ele freqüenta o ID_CURSO que é ministrado na empresa Rima, conveniada do projeto e que presta serviços de limpeza. Antônio diz que ele próprio e diversos colegas tinham dificuldades até para ler uma carta. “Os professores estão ajudando as pessoas. Muita gente, lá na firma, não sabia nem escrever um bilhete e essa foi a melhoria do projeto, todo mundo está satisfeito”, disse o eletricista. O projeto de extensão em educação de jovens e adultos da UNIGRAN é desenvolvido em treze pólos do município, e conta com 15 professores-alfabetizadores e 15 professores-auxiliares. (CN-JR)