Secretaria de Educação realiza treinamento para o Educacenso 2007, na UNIGRAN.

Técnicos da SED/MS estão recebendo treinamento sobre preenchimento eletrônico do formulário do censo escolar deste ano.
A Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul realiza o “Treinamento do Educacenso 2007” para gestores escolares da região, na sala de Computação do Bloco III, da UNIGRAN. O Educacenso é um instrumento do Censo Escolar, criado neste ano, para o preenchimento de dados sobre a educação básica nacional, pela Internet. O treinamento que começou ontem vai até sexta-feira. Segundo a coordenadora do Censo da Secretaria de Estadual de Educação, Delvina Cafure Melgarejo, o censo escolar é importante para promoção da melhoria da qualidade na educação. “Ao respondê-lo, está-se ajudando o MEC a conhecer melhor o sistema educacional, suas qualidades e deficiências”, afirmou. Ela disse ainda que o censo escolar on-line representa uma revolução em matéria de recenseamento. De acordo com a técnica da Secretaria de Educação Datrea Afonso Bento, as informações do censo escolar servem de base para a formulação de políticas e distribuição de reID_CURSOs públicos. “ReID_CURSOs como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica”, declarou. Ela falou também que os dados são utilizados por outros Ministérios, por organismos internacionais e por pesquisadores e estudantes. Neste ano, o censo escolar passa a ter a data de referência do dia 30 de maio ao dia 31 de agosto. Para orientar o preenchimento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou treinamento com técnicos das secretarias estaduais de educação de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, e com técnicos das secretarias municipais de capitais e representantes da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Além de dados gerais sobre a escola, são pedidos dados sobre cada aluno, professor e turma. O Censo Escolar é realizado pelo Inep, com a colaboração das secretarias estaduais, órgãos regionais, secretarias municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Para outras informações, pelo site www.inep.gov.br. (BD)