ID_CURSO de Ciências Contábeis recebe novos computadores.

Prof. Venturini mostra equipamentos da mais nova geração, adquiridos pela UNIGRAN, e comemora resultados do Enade.
O ID_CURSO Ciências Contábeis da UNIGRAN recebeu doze dos mais novos computadores existentes hoje no mercado brasileiro, que usam processadores de dois núcleos, para as aulas práticas do ID_CURSO. Com a nova aquisição, o ID_CURSO também amplia o laboratório de estágio, usado por alunos do 4º ano. Segundo o coordenador de Contábeis, Domingos Venturini, a tecnologia é grande aliada do contabilista, na atualidade. Ele explica que, com os conhecimentos que aluno vai ganhando no ID_CURSO, mais os reID_CURSOs tecnológicos disponibilizados, a proposta é tornar o contabilista um autêntico consultor empresarial. Por isso, o objetivo na sua formação vai além do domínio do computador para produzir balanços e outros documentos de gestão administrativa e a trabalhar com formulários eletrônicos, via Internet. “O laboratório de informática da UNIGRAN dá uma nova concepção para o trabalho do contabilista no mercado”, diz Venturini. O professor se refere à capacidade de leitura e interpretação das informações e do cenário em que a empresa opera ou pretende instalar-se. Em um país em que grande parte das novas empresas fecha as portas antes de um ano de vida, o consultor tem importância relevante. “Não basta o contabilista abrir a empresa para o empresário, ele tem que analisar se o negócio é viável, ou não, tem que fazer um estudo dessa viabilidade e orientar o cliente dele; tudo isso, o aluno simula dentro no laboratório; então, nós estamos ensinando o aluno a agregar mais valor ao seu trabalho”, disse Domingos, ressaltando que esse objetivo já transparece na formação acadêmica dos alunos da UNIGRAN. ENADE 2007 O coordenador de Ciências Contábeis informou que o ID_CURSO obteve resultados positivos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Neste ano, as notas dos acadêmicos da Instituição, que estiveram dentro das médias, nos anos anteriores, superaram as médias nacionais para os ID_CURSOs de Ciências Contábeis. Tanto os alunos ingressantes quanto os concluintes foram bem-sucedidos no exame, na avaliação do professor. Os resultados se devem a três aspectos, na análise de Venturini – condições de ensino, trabalho dos professores e comprometimento dos alunos. “São os três pontos fundamentais, com isso, o aluno concluinte da UNIGRAN superou a média nacional, e eu avalio [ainda] que o nosso aluno tem entrado com um conhecimento inferior à média e saído com conhecimento acima da média nacional”, disse. O ID_CURSO de Ciências Contábeis da UNIGRAN desenvolve ações de extensão na comunidade, como no trabalho de recadastramento do CPF e a entrega da declaração de isento do imposto de renda, via internet. Em relação à colocação de estagiários no mercado de trabalho, o ID_CURSO é um dos mais procurados por empresas de diversos setores, não só de Dourados, mas de toda a região. Os novos computadores do ID_CURSO de Contábeis fazem parte de um lote de 75 novos equipamentos Hewlett-Packard (Pentium 2 Duo), adquiridos pela UNIGRAN. (JR)