Acadêmicos de Agronomia apresentam projetos de iniciação científica.

Seminário realizado no dia 20 deu oportunidade aos alunos de mostraram seus primeiros trabalhos de pesquisa no ID_CURSO.
Desenvolver mentalidades de pesquisadores. A Coordenação do ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN promoveu, semana passada, o “1º Seminário de Iniciação Científica”, no Anfiteatro da Instituição. O evento buscou dar apoio teórico e metodológico aos acadêmicos, na realização de projetos de pesquisa individuais, e iniciar o desenvolvimento de competências de pesquisador nos alunos, logo no começo de sua formação acadêmica. O Seminário foi uma extensão da disciplina de Metodologia Científica. A professora da disciplina, Terezinha Bazé de Lima, pró-reitora de Ensino e Extensão, parabenizou os alunos pelos resultados satisfatórios que os alunos apresentaram em seus projetos, e pelo amadurecimento como estudantes. “Nós nos preocupamos com o desenvolvimento científico em vocês, e não só nesta, mas em todas as disciplinas da UNIGRAN”, afirmou. Ela disse ainda que, pesquisas servem para ser divulgadas, contribuindo com o conhecimento da sociedade. O ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN está no primeiro ano. Apesar disso, com o incentivo à pesquisa acadêmica, os alunos já estão olhando para as inúmeras possibilidades de estudos que se abrem neste campo. O acadêmico Luiz Sebastião Finoto, por exemplo, apresentou projeto sobre “Iluminação artificial em culturas no Brasil”. Após o estudo, ele entende que esse ID_TIPO de iluminação é inviável na região, pois os custos da energia e da estrutura desse sistema são altos, considerando-se que os preços de venda dos produtos agrícolas são baixos. Milho, pimenta, girassol e pinhão manso, alface, hortaliças em geral, feijão, soja transgênica foram outros objetos das pesquisas feitas pelos alunos. O ID_CURSO já dispõe de uma área rural, de 68 hectares, que fica no caminho do Aeroporto. Segundo a coordenadora de Agronomia, Karlla Barbosa Godoy, a área servirá para aulas práticas e ao aprofundamento dos métodos de pesquisas. “Nós pretendemos aperfeiçoar os projetos científicos apresentados hoje, para dar prosseguimento a eles”, declarou. O coordenador de pós-graduação da UNIGRAN, professor Carlos Virgílio Barbo, acrescentou que o Seminário de Iniciação Científica é de fundamental importância na formação acadêmica. Também prestigiaram o evento, os professores de Agronomia da UNIGRAN, Fernando Paiva e Emerson Machado de Carvalho. (BD – JR)