Pronto-Socorro Psicológico da UNIGRAN registra aumento de 30% na demanda.

Coordenadora do Núcleo de Psicologia, Rosemeire Navarro, diz que serviço é referência em atendimento psicológico gratuito, em Dourados.
O Pronto Socorro Psicológico “Atendimento à Demanda de Emergência” da UNIGRAN registrou, neste semestre, aumento de 30% na procura pelo serviço, em relação ao ano passado. Atualmente, são atendidos dez pacientes por semana, em média. O Pronto Socorro é um projeto do Núcleo de Psicologia da UNIGRAN (NPU), e busca promover o bem-estar psicológico e melDATA_HORAr a qualidade de vida das pessoas. O Núcleo se encontra na Rua Antônio Emílio Figueiredo, 1755, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Outras informações por telefone, no número 3427-0164, e por e-mail nucleodepsicologia@dourados.br. Segundo a supervisora do projeto, professora Adriana Sordi Lino, o Pronto Socorro Psicológico nasceu de discussões sobre a necessidade de atendimento emergencial com dificuldades emocionais graves. “Nós percebíamos que várias pessoas nos procuravam em estado de choque, cDATA_HORAndo, com depressão, nos pedindo ajuda”, afirmou. Ela disse, ainda, que a maioria dos pacientes é adulta, tanto homens como mulheres. De acordo com a professora, os acadêmicos também são favorecidos com o Plantão, pois aprendem mais um ID_TIPO de atuação, na Psicologia. “Quando o aluno estagia no pronto-socorro, ele não sabe quem ele vai atender, por isso é uma situação diferente, e ele tem que encarar”, declarou. Neste ID_TIPO de serviço, o paciente passa por três momentos – a recepção, a escuta clínica, com entrevista semi-estruturada para investigar a queixa principal, e a orientação. Todo o processo é acompanhado por profissional especializado. O atendimento é realizado no momento em que o paciente procura o Núcleo, para obter orientação de caráter terapêutico nas situações de crises. O Plantão possibilita a diminuição imediata das angústias e evita que o paciente tenha que esperar atendimento, em longas filas de espera para aconselhamento psicoterápico mais prolongado, ou até que tenha que agendar para um outro dia. Para a coordenadora do Núcleo de Psicologia da UNIGRAN, professora Rosemeire de Souza Navarro, o Núcleo é uma referência de atendimento, sem custos para a população. “O nosso papel é viabilizar os atendimentos de uma maneira mais rápida e acessível aos usuários”, declarou. Ela disse também que os casos mais comuns atendidos são de depressão, estresse no trabalho, síndrome do pânico, distúrbio de comportamento e alimentar, crianças com dificuldade de aprendizagem e problemas de comportamento, fobia social, principalmente, com relação a acadêmicos que precisam apresentar trabalhos, entre outros. Outros serviços oferecidos pelo Núcleo são de psicoterapia, aconselhamento psicológico, inclusive para pessoas vitimizadas, em parceria com a OAB de Dourados, a Comissão dos Direitos Humanos e a Comissão Direitos da Criança e Adolescente. Atendimento a grupo de crianças com dificuldade de aprendizagem e problemas de comportamento, além de reforço escolar, em parceria com os ID_CURSOs de Pedagogia e Matemática da UNIGRAN. (BD)