Funcionários da UNIGRAN aprendem a evitar lesões de coluna.

Funcionários treinaram modo correto de realizar certas funções, em treinamento do programa institucional Universidade Corporativa.
Uma estatística de acadêmicos do ID_CURSO de Fisioterapia revelou que um trabalhador de serviços gerais, que carregue peso, pode repetir o mesmo movimento até 50 vezes em um dia de trabalho. Tanto o esforço para o levantamento do peso, quanto a repetição do movimento pode ocasionar lesões na coluna e, por isso, o programa Universidade Coorporativa da UNIGRAN reuniu acadêmicos pesquisadores e profissionais do serviço geral que atuam na Instituição, no sábado (16), juntando estudo e prática em favor da qualidade de vida. O encontro serviu como oportunidade para que os acadêmicos do segundo ano de Fisioterapia pudessem mostrar os resultados da pesquisa, utilizando o aprendizado acadêmico para melDATA_HORAr a própria realidade da Instituição, através do aperfeiçoamento de seu quadro funcional. Os estudantes mostraram maneiras e posturas corretas para evitar lesões de coluna e dores lombares, coordenaram exercícios de ginástica laboral e demonstraram técnicas na prática. Para o acadêmico Jeferson Rodrigo da Silva Barbosa, o principal objetivo é justamente evitar lesões que prejudiquem a qualidade de vida dos funcionários. “Queremos que o esforço que elas fazem durante o dia não seja causador de lesões, nem de desconfortos durante a noite, no horário de descanso”, diz ele, assinalando que é necessário conscientizar que fazer os movimentos de maneira correta e manter uma boa postura no trabalho e no dia-a-dia só contribuem para a qualidade de vida de qualquer pessoa. Helena Martins Ribeiro, de 35 anos, trabalha nos serviços gerais da UNIGRAN há 9 anos. Recentemente esteve com dores nas pernas por problemas de coluna e, por sentir na pele essa problemática, mostrou-se bastante interessada no assunto. “Sinto dores na coluna, no pescoço que já diminuíram com a ginástica que estamos fazendo na academia. A gente na pressa faz tudo errado, mas já aprendemos com eles [os acadêmicos] coisas como pôr o balde em cima de uma cadeira pra não prejudicar tanto a coluna. Isso ajuda bastante”, diz ela. (CM)