Gêneros Textuais são temas de miniID_CURSO na UNIGRAN.

Professora Nohad Fernandes ministrou, nesta quarta, primeira das oficinas do 4º Encontro Multidisciplinar de Educação da UNIGRAN.
Abordados como proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os gêneros discursivos foram foco de miniID_CURSO desenvolvido pela professora Nohad Mouhanna Fernandes, durante o 4º Encontro Multidisciplinar de Educação, evento da Faculdade de Educação da UNIGRAN, que termina nesta sexta-feira. O estudo dos gêneros textuais relacionados ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa conta com a participação de acadêmicos e professores. “Acho muito interessantes os ID_CURSOs da UNIGRAN. Só assim, consigo melDATA_HORAr o meu aprendizado. Eles ajudam cada vez mais na prática da sala de aula e, por isso, sempre venho fazer esses ID_CURSOs aqui”, disse a professora da rede pública de ensino Sulamisa Ferro, uma dos participantes. Ela assinalou que o sucesso do trabalho com diferentes ID_TIPOs de texto, para aplicar os conhecimentos adquiridos nos ID_CURSOs, depende do interesse dos alunos. Segundo Nohad, o tema ainda é recente, uma vez que entrou para os PCNs do ensino da Língua Portuguesa em 1988 e, por isso, é necessário que haja em torno dele muita pesquisa, discussão e divulgação, para que os professores se sintam mais seguros em relação aos gêneros textuais discursivos. “Nós pretendemos trabalhar com subsídios teóricos e práticos, enfocar teoria relacionada à transposição didática desses conteúdos em sala de aula”, afirmou a ministrante. O 4º Encontro Multidisciplinar de Educação da UNIGRAN termina nesta sexta-feira, com debates sobre os temas “A pesquisa em educação e diversidade cultural” e “A inserção do negro no ensino superior brasileiro”, que terão como palestrantes os professores doutores Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira (Unaes) e Vanderléia Paes Leite Mussi, coordenadora do ID_CURSO de Pedagogia e diretora da Faculdade de Educação da UNIGRAN. (CM).