Acadêmicos da UNIGRAN fazem a Festa Junina da Melhor Idade.

Participantes do projeto saíram por toda a UNIGRAN a contagiar as pessoas com sua alegria.
Os acadêmicos do 3º ano do ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN realizaram, nesta quarta-feira, a “Festa Junina da Melhor Idade”. A festa, com quadrilha, brincadeiras e os quitutes típicos, foi no ginásio de esportes, mas os festeiros desfilaram por toda a Instituição, levando música e alegria. O evento encerrou as atividades deste semestre, no projeto de extensão e estágio “Fisioterapia para a Melhor Idade”. O projeto oferece atendimento fisioterápico integral para pessoas com mais de 50 anos de idade, às quartas-feiras, na Clínica de Fisioterapia, e também no Lar do Idoso, onde os alunos organizaram outro “arraiá”, na mesma manhã. A festa contou com a participação de 20 pacientes, além dos que pararam suas atividades para admirar. Os alunos planejaram a quadrilha e fizeram comidas típicas como, sopa paraguaia, pipoca, paçoca, doces e um bolo de 10 quilos. A coordenadora do projeto, Ângela Amanda Nunes Rios, professora de Fisioterapia em Reumatologia e Gerontologia da UNIGRAN, se dividiu entre as duas festas. “O objetivo das festas foram fazer a confraternização entre os estudantes e pacientes da UNIGRAN e do Lar do Idoso, pois a cada semestre mudam as turmas de estagiários”, afirmou. Ela explicou que os atendimentos semanais são voltados para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, tanto física, quanto mental, por meio de exercícios fisioterápicos, palestras e convivência que resultam em novas amizades. De acordo com a acadêmica do 5º semestre de Fisioterapia, Aline Patrícia Bendassolli, o grupo da Melhor Idade acaba sendo uma forma de os idosos interagirem socialmente. “Estão em um lugar com atividades específicas para eles, com pessoas da mesma idade, com conversas em comum, isso faz com que eles vivam a sua idade da melhor forma possível”, afirmou. Para Adelina Aparecida Campos Pereira, de 66 anos, que há três anos participa do grupo, os encontros são fundamentais, pois eles distraem, e tiram as preocupações do dia-dia. “Depois que me aposentei, fiquei doente, com depressão, eu comecei a fazer essas atividades, e melhorei bastante”, declarou. Segundo a coordenadora cultural do projeto “Melhor Idade”, Edenir Palombo Macena, que também é assistente social da Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIGRAN, durante os encontros são abordados temas do Estatuto do Idoso, cultura, dança, música e lazer, além de serem realizados almoços e palestras. A inscrição para o projeto Fisioterapia para a Melhor Idade é gratuita e pode ser feita na Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN, nos períodos da manhã ou da tarde. Para outras informações por telefone, o número é 3411-4163, e o e-mail clinicafisioterapia@unigran.br . (BD)