UNIGRAN participa do Congresso "Dourados - Cidade Educadora".

Estande da UNIGRAN na mostra paralela ao Congresso está aberto ao público durante toda esta semana, no Parque dos Ipês.
A UNIGRAN é uma das quatro instituições de ensino superior presentes no “1º Congresso Dourados – Cidade Educadora”, aberto na manhã de hoje, no Teatro Municipal de Dourados, com palestra do professor Hélio Chaves Filho, secretário-substituto de Educação à Distância do Ministério da Educação, na conferência “Desafios da Educação Brasileira”, promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Chaves Filho, que neste ano esteve na UNIGRAN, ministrando palestra pela internet, ao vivo, falou sobre educação a distância, tecnologias educacionais e do papel de uma cidade educadora. O palestrante disse que, ao lado das inovações tecnológicas, “é preciso investir na formação dos professores, para que a prática pedagógica não seja distante da realidade social”. “Aproximar realidade social e escola é uma das missões do Cidade Educadora”, falou. A observação já integra as propostas do Congresso, que se desenvolve até sexta-feira (15), dentro do tema “O papel das universidades na construção da Cidade Educadora – Desenvolvimento regional sustentável: a economia focada em direitos humanos e cidadania”. Na cerimônia de abertura, a UNIGRAN esteve representada pelas professoras Rosa Maria D’Amato De Dé, reitora, Terezinha Bazé de Lima, pró-reitora de Ensino e Extensão, e Cynara Tessoni Bono, diretora da Faculdade de Ciências Exatas e da Terra. PARTICIPAÇÃO Nesta terça-feira, 12, a UNIGRAN promove a segunda conferência do evento – “Educação, Direito e Cidadania” – que terá como convidado o professor doutor Pedro Demo, da Universidade de Brasília. O palestrante, um dos pensadores de referência da educação nacional, é pós-doutor em Sociologia, e autor de livros como “Educação e Desenvolvimento” (Papirus) e “Avaliação – para cuidar que o aluno aprenda” (Criar). Depois de amanhã, às 8h, a Instituição abre a programação do dia com uma mesa de debates e a sistematização das contribuições oferecidas pela conferência de amanhã, à Carta-Documento do Congresso. A carta será elaborada com subsídios levantados durante as conferências do evento. Também nesta terça-feira, o acadêmico da UNIGRAN, Armando Rangel, de Produção Publicitária, faz um show de música regional, dentro da programação cultural do Congresso. A UNIGRAN marca presença também na tenda, montada no Parque dos Ipês, com um estande, onde o visitante pode conhecer um pouco da Instituição e dos perfis de seus ID_CURSOs. No local, também estão instaladas mostras dos ID_CURSOs da área de Agronomia e da produção de biodiesel, projeto de pesquisa que a Instituição desenvolve com pioneirismo no Estado. (JR)