Aula magna da UNIGRAN discute papéis do agrônomo na atualidade.

Professor Pedro Ronzelli disse que Agronomia é a base dos conhecimentos até de outras profissões da área da produção de alimentos.
Produção sustentada de alimentos. Em tempos de organismos geneticamente modificados, de diversificação de profissões na mesma área e das demandas ambientais, a atuação do engenheiro agrônomo foi o principal assunto da aula magna do ID_CURSO de Agronomia da UNIGRAN. A palestra de quarta-feira (6) inaugurou o ID_CURSO, que já tem uma das melhores estruturas pedagógicas da região e uma fazenda-escola, reunindo profissionais da área, acadêmicos e professores no debate sobre os vários e importantes papéis do agrônomo na atualidade. O palestrante convidado, professor doutor Pedro Ronzelli Júnior, pesquisador e vice-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), disse que o engenheiro agrônomo é o profissional apto a planejar, executar, avaliar e aperfeiçoar as atividades relacionadas aos setores agrícola e pecuário, com a responsabilidade de orientar a produção, mantendo não só a qualidade dos alimentos, mas também a do meio ambiente. O convidado, que tratou do tema “O papel do Engenheiro Agrônomo e a Transgenia na Agricultura”, falou que as plantas transgênicas devem ser pensadas como mais como uma opção à produção agrícola do país. Para alguns, os OGMs (organismos geneticamente modificados) representam ameaças à agricultura nacional, enquanto que outros os consideram como salvadores. A posição de Ronzelli está entre uma e outra opinião. “Eu penso que nós vamos encontrar um conjunto de vantagens maior quando pudermos pensar que o transgênico é mais uma opção, além das variedades tradicionais, isso é diferente de olhar os transgênicos como produtos únicos”, disse. O professor ressaltou, ainda, que a Agronomia está na base de muitas especializações e, até mesmo, de novas profissões ligadas ao agronegócio, agroindústria e à economia de subsistência. Ele citou que o agrônomo tem muita importância também em questões como a nutrição animal, área da Zooctenia e da Veterinária, por exemplo. Isso porque, hoje, as pastagens são tratadas como lavouras, para a melhor alimentação do gado. “Sempre o agrônomo terá um papel representativo, pelo menos na produção de alimentos, na parte de agricultura, e até na pecuária, uma vez que, hoje aquilo que surge no mercado não é tão recente de ID_CURSOs como Zootecnia, [porque] na sua estrutura de origem está lá dentro a Engenharia Agronômica”, falou o palestrante. A aula foi prestigiada pela pró-reitora de ensino e extensão da UNIGRAN, Terezinha Bazé de Lima, que fez a abertura do evento destacando a importância do novo ID_CURSO da Instituição e agradecendo ao convidado “por trazer aos estudantes assuntos contemporâneos da engenharia agronômica”. Conforme a coordenadora de Agronomia, Karlla Barbosa Godoy, a aula magna foi importante para a atualização dos alunos já no início do ID_CURSO. (JR)