Acadêmico da UNIGRAN é vice-campeão brasileiro de jiu-jitsu pela segunda vez consecutiva.

Classificado para o Mundial de Jiu-Jitsu, Marcos Souza treina para errar o mínimo possível daqui em diante.
O acadêmico de Educação Física da UNIGRAN Marcos César Souza foi vice-campeão na Copa do Brasil de Jiu-Jitsu 2007, que aconteceu sábado passado, no Ginásio da Hebráica, RJ. O atleta conquistou, pela segunda vez consecutiva, a medalha de prata na categoria “Super Pesado” e a de bronze no “Absoluto acima de 75 kg”, neste ano, na faixa marrom. O campeão nas duas categorias foi Robson Silva, do Rio de Janeiro. Marcos César, de 31 anos de idade, defende a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico e está classificado para a copa do mundo dessa modalidade, que acontece na cidade de Teresópolis, RJ, nos dias 23 a 28 de julho. Marcos, que é instrutor em duas academias de Dourados, tem como treinador o professor Rodrigo Antônio Garcia, de Maringá, PR, que foi pentacampeão brasileiro e também cinco vezes campeão mundial. O lutador já participou três vezes da Copa Mundial. No ano passado, ficou em quinto lugar e disse que, a cada ano, está mais aprimorado. “Minha perspectiva de treino, daqui para frente, é minimizar os erros e a preparação física tende a ficar ainda mais sistemática”, afirmou. Ele falou ainda que começou a praticar jiu-jitsu para ter condicionamento físico. Acabou gostando e, há seis anos, treina profissionalmente. Segundo o atleta, as competições durante a Copa Brasil deste ano foram difíceis, pois são grandes os desgastes físico e psicológico, mas que elas foram satisfatórias. “Em relação à privação, nós temos que levar uma dieta rigorosa, e não cometer exageros como beber e fumar”. O esportista avalia que a imagem do jiu-jitsu melhorou. Se alguns se prevaleceram desse conhecimento, hoje as pessoas estão percebendo “que um verdadeiro lutador treina para competir e não para brigar”. (BD)