UNIGRAN será sede da Intercom regional.

Na UFMT, professor Bruno Barreto apresenta a UNIGRAN, que será a sede de um dos maiores eventos de Comunicação Social do país, em 2008.
A UNIGRAN foi anunciada no último final de semana, em Cuiabá, MT, durante o encerramento da Intercom Centro-Oeste (CO) 2007, como a sede do evento em 2008. Na ocasião, o coordenador dos ID_CURSOs de Comunicação Social da Instituição, professor Bruno Barreto, apresentou aos congressistas a cidade de Dourados e a Instituição. “Realizar a Intercom Centro-Oeste consolida o nosso engajamento com a pesquisa e o campo comunicacional brasileiro. Este convite mostra o reconhecimento da UNIGRAN e dos nossos ID_CURSOs de Comunicação Social nos cenários regional e nacional”, disse o coordenador. O presidente da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação), José Marques de Melo, comenta que a criação dos eventos regionais ocorreu há dois anos para ampliar a possibilidade de debates nas regiões, até então concentrados no evento nacional. “Hoje existem eventos anuais no Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do nacional que será realizado em Santos/SP, no segundo semestre de 2007”, afirma. Este ano o evento foi sediado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o tema: “Mercado, Região e Comunicação na Sociedade Digital”, debatido por mais de 400 congressistas entre os dias 23 e 24 de maio. Dentre os participantes, destacam-se pesquisadores, professores, acadêmicos e profissionais de Comunicação Social dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, além de representantes de outras regiões brasileiras. Já entre as instituições de ensino superior destacaram-se: UFMT, UFG, UNB, UFMS, ULBRA, UNIC, UNIVAG, UNIRONDON, IVE, UCDB e UNIGRAN, dentre outras. O professor Afrânio Motta Filho, coordenador do evento de Cuiabá, destaca a descentralização dos grandes centros brasileiros como um grande diferencial dos congressos regionais promovidos pela Intercom. “Há ainda um preconceito muito grande com as cidades fora dos grandes eixos como Rio, São Paulo, Brasília ou Porto Alegre, muitos pensam que somos periferia e que não temos uma produção de qualidade. Moramos longe sim, mas produzimos em sintonia com o mundo globalizado, usufruímos das mesmas tecnologias, vemos os mesmos canais de comunicação dos grandes centros”, ressalta o coordenador. O evento em Dourados acontecerá de 5 a 7 de junho de 2008, e os trabalhos já começaram. “Um congresso desta magnitude exige muito planejamento, por isso iniciamos a organização e a captação de parceiros assim que fomos anunciados como sede”, comenta Bruno Barreto, nomeado presidente da Comissão Organizadora do Intercom Centro-Oeste 2008. O canal de televisão Futura, da Fundação Roberto Marinho, é o primeiro parceiro a marcar presença no evento. O canal divulgará vídeos e reportagens sobre o Intercom de Dourados em rede nacional, além de já terem confirmado o envio de um representante para palestrar no Intercom CO 2008. “Nosso objetivo é fazer um evento que não só marque a comunicação da região da grande Dourados, mas que forneça uma discussão sobre Comunicação Social de qualidade e com representatividade, além de procurar tornar a estada de nossos visitantes em Dourados e na UNIGRAN a mais prazerosa possível”, finaliza o presidente da comissão organizadora. Mais informações no site www.unigran.br/intercomco2008, no e-mail intercomco@unigran.br ou pelo telefone (67) 3411-4173.