UNIGRAN contribui com alfabetização de jovens e adultos há 17 anos.

Coordenadora do Programa EJA, Vanderléia Mussi, em reunião com representantes de pólos de alfabetização sobre o andamento das aulas, neste ano.
Coordenação, parceiros e representantes dos pólos do Programa de Educação de Jovens e Adultos da UNIGRAN se reuniram nesta quarta-feira, na instituição, para fechar acordos de convênios e discutir novas etapas do projeto. O Programa que existe há 17 anos destina-se a alfabetizar pessoas que não tiveram oportunidade de acesso ou de permanência no ensino fundamental. A ação é coordenada pelo ID_CURSO de Pedagogia e conta com 13 pólos na cidade de Dourados, em instituições parceiras da UNIGRAN, que cedem as salas de aula e outros espaços pedagógicos. Estes locais geralmente são escolas colaboradoras onde as atividades ocorrem. Também participam deste projeto, alunos bolsistas dos ID_CURSOs de Pedagogia, Letras, Matemática e Direto da UNIGRAN que atuam como monitores. Para a professora Vanderléia Paes Leite Mussi, diretora da Faculdade de Educação da UNIGRAN, o programa tem caráter de inclusão social. “Muitas pessoas não têm acesso à informação devido à impossibilidade de ler e escrever e elas acabam ficando a margem da sociedade”, disse. A coordenadora do projeto afirma que ele é de suma importância, pois contribui tanto para o exercício pleno da cidadania quanto para a própria inclusão no mercado de trabalho. Atualmente, 250 alunos estão matriculados nas aulas de alfabetização e letramento. “Um país que tem uma taxa significativa de analfabetos tem seu desenvolvimento dificultado. Negar o direto a educação/informação é negar o princípio básico dos próprios direitos”, falou a diretora. Neste ano, as aulas iniciaram em março e vão até dezembro. Informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone 3411-4117, na Coordenação de Pedagogia(AV).