Biomédica do Incor incentiva a iniciação científica, em seminário na UNIGRAN.

Pesquisadora do Incor Ayumi Miyakawa falou sobre pesquisas na área cardiovascular, em que os biomédicos podem atuar.
A Coordenação do ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN promoveu, nesta quinta-feira, o seminário “Atuação do Biomédico na Identificação de Alvos Terapêuticos no Tratamento de Ponte de Safena”, no anfiteatro da Instituição. A biomédica do Instituto do Coração de São Paulo (Incor), Ayumi Miyakawa, pós-doutora em Biologia Molecular, disse que um dos objetivos da palestra foi mostrar uma área de atuação do biomédico e incentivar a iniciação científica nos acadêmicos. A palestrante é de Dourados, e fez o colegial na Escola Decisivo-Anglo. Segundo a biomédica, o seminário buscou demonstrar aos acadêmicos e profissionais, um ID_TIPO de pesquisa que é desenvolvida no país, na área da cardiologia vascular, sobre ponte de safena, para melDATA_HORAr a saúde das pessoas. “Um candidato para alvo terapêutico no tratamento é a Interleucina - 1ß, que permite identificar se está havendo degeneração da safena, mas que ainda não foi totalmente validado”, afirmou. As pontes de safena são enxertos usados em cirurgias para substituir a parte obstruída de uma artéria coronariana, fazendo a revascularização do miocárdio (coração). A degeneração do enxerto é caracterizada por reações que alteram as moléculas da veia safena e pelo aparecimento de enzimas, que resulta em nova ocorrência de aterosclerose, no ponto enxertado. De acordo com a coordenadora de Biomedicina, Valdelice Oliveira Burgos, o seminário mostrou o estudo de uma biomédica e a importância deste trabalho e da iniciação científica. “A iniciação é uma porta de entrada, principalmente, para aquele profissional que quer atuar na área de pesquisa, e é também uma bandeira que o nosso ID_CURSO está levantando”. (BD)