ID_CURSOs de Enfermagem e Fisioterapia garantem os primeiros socorros, na 13ª OLIGRAN.

Em eventuais contusões, atletas que disputam a OLIGRAN contam com assistência imediata de acadêmicos, em trabalho orientado por professores.
Por meio do Projeto “Atendimento de Urgência e Emergência”, uma parceria dos ID_CURSOs de Enfermagem e de Fisioterapia da UNIGRAN, os acadêmicos dos 3º anos fazem os atendimentos de primeiros socorros aos atletas que estão disputando a 13ª OLIGRAN. Segundo o professor de Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Geferson Douglas Vargas, além de oferecer atendimento pré-hospitalar, a importância do projeto está no aprendizado que os próprios estudantes ganham ao ter contato com a realidade. “Em todos os acidentes durante a semana, nós fazemos uma avaliação inicial, e se necessário, encaminhamos o paciente para o Pronto Socorro do Evangélico”, falou o coordenador da parte de enfermagem do projeto. Ele disse ainda que, quando existe atendimento multiprofissional, como no caso do projeto, as pessoas são mais bem atendidas, e essa experiência vai ser útil para os alunos. “Os jogos estão tranqüilos, ocorreu até agora apenas um caso mais grave, uma lesão ligamentar, que precisou ser encaminhada”, afirmou. Para a acadêmica do 3º ano de fisioterapia, Nathalia Abdala, a participação no projeto de fato contribui para a formação profissional. “Nós ganhamos muita experiência, e também confraternizamos com os alunos dos outros ID_CURSOs”, disse ela. O coordenador da parte de Fisioterapia do projeto é o professor Vinícius Bispo Nobre, que ministra as disciplinas de “Ortopedia” e de “Ortese e Prótese”. (BD)