Acadêmicos de Direito fazem viagem de estudos a Brasília.

Grupo liderado pelos prof. Hassan, Fernando, Robson e Nádia (ao centro), visitou, ontem, a Câmara dos Deputados e, hoje, foi ao STM.
Um grupo de 26 alunos e quatro professores do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN está em Brasília, desde domingo, cumprindo uma programação de estudos que inclui visitas à Câmara Federal e ao Senado, aos Superiores Tribunais de Justiça e Militar, à Universidade de Brasília (UnB), ao Departamento de Polícia Federal (DPF) e à sede da OAB. A excursão tem o apoio do Exército, que ofereceu hospedagem no “1º Regimento de Cavalaria de Guardas - Dragões da Independência”. Segundo a diretora da Faculdade de Direito, Noemi Ferrigolo, a viagem é de estudos sobre a organização judiciária e o funcionamento do Congresso Nacional, na elaboração das leis do país. No projeto da viagem, ela diz que uma das propostas é “motivar os acadêmicos a sempre procederem em defesa da Constituição Federal e de seus princípios e da ordem jurídica no Estado democrático de direito”. Os alunos da UNIGRAN são esperados em vários órgãos. No STM, serão recebidos pelo ministro Henrique Martini e Souza, tenente brigadeiro do ar, que fará a palestra “Funções da Justiça Militar da União”. Na Universidade de Brasília, eles assistirão às palestras dos professores José Geraldo Sousa, Alexandre Bernardino e Márcio Iorio sobre a contextualização dos ID_CURSOs de Direito, sob a ótica do ID_CURSO de Direito da UnB. Na Academia da Polícia Federal, os visitantes serão recebidos pelo delegado Valdino Jacinto Caetano, que falará sobre o papel da DPF e da formação dos agentes. O grupo está sob a orientação dos professores Fernando Duque Estrada, Robson Moraes dos Santos, Hassan Hajj e Nádia Sater Gebara. Em e-mail enviado nesta terça-feira, Nádia Gebara disse que já visitaram a Câmara dos Deputados e assistiram à sessão que discutiu a participação de agremiações de trabalhadores na coordenação do movimento social “Grito da Terra”. “Recebemos muitas informações quanto ao funcionamento, composição, documentos históricos, arquitetura e organização interna do Congresso, e os alunos mostraram-se bastante interessados”, disse a professora. Além do Plenário da Câmara, os alunos estiveram também na Biblioteca do Congresso Nacional e na Catedral de Brasília. (JR)