ID_CURSO de Biomedicina promove seminário sobre aterosclerose em pontes de safena.

Nesta quinta-feira, a UNIGRAN recebe uma das mais destacadas pesquisadoras do país na área de revascularização do miocárdio por meio de enxertos em artérias, conhecidos como pontes de safena. Essa técnica cirúrgica é usada para substituir a parte obstruída de uma artéria coronariana, e a biomédica Ayumi Áurea Miyakawa, do Instituto do Coração de São Paulo (Incor), estuda o processo degenerativo das “pontes de safena”, que resulta em nova ocorrência de aterosclerose, no ponto enxertado. A possível degeneração do enxerto é caracterizada por reações que alteram as moléculas da veia safena e pelo aparecimento de certas enzimas. Ayumi Miyakawa, pós-doutora em biologia molecular, integra o grupo de pesquisadores que desenvolveu uma terapia genética que permite identificar se está havendo degeneração da safena, e que pesquisa a ação medicamentos à base de Interleucina – 1ß, na inibição da aterosclerose. O seminário a “Atuação do Biomédico na Identificação de Alvos Terapêuticos no Tratamento de Ponte de Safena” começa às 8h30, e é aberto à participação de médicos e outros profissionais da saúde, além dos acadêmicos de Biomedicina. (JR)