Vice-Governador mantém posição na defesa da redução de custos de produção no campo.

Na abertura da 43ª Expoagro, Murilo Zauith disse que produtores precisam de políticas que lhes assegurem melhor remuneração em suas atividades.
O vice-governador de Mato Grosso do Sul e presidente de honra da UNIGRAN, engenheiro Murilo Zauith, participou, neste sábado, das solenidades de abertura da 43ª Exposição Agropecuária de Dourados. Ele prestigiou a inauguração da sede local do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que fica no Parque de Exposições, e visitou a Casa da Agronomia, passando a ser, também, um dos anfitriões do governador André Puccinelli e da comitiva que o acompanhava na visita. Neste ano, a Expoagro recebeu certificação que a eleva à qualidade de Feira Internacional e, por esse motivo, Murilo Zauith elogiou a gestão do presidente do Sindicato Rural, Gino José Ferreira, pela organização da 43ª Expoagro. Em rápidas palavras, o vice-governador lembrou de sua histórica defesa dos interesses justos dos produtores rurais. Ele considera que, pelo fato de o produtor não pôr preço em suas mercadorias, está sempre refém do mercado e das multinacionais de insumos agrícolas. Assim, mesmo em cenários de boa produção, como o atual, a lucratividade das atividades rurais é prejudicada por abusos de preços. As críticas são também para as elevadas taxas de juros cobradas nos financiamentos para investimento e custeio agrícolas. Desde as épocas de deputado estadual e federal, Murilo Zauith defende políticas que segurem os juros e os preços dos fertilizantes e dos defensivos agrícolas em patamares aceitáveis. Em nível estadual, na gestão que está com pouco mais de quatro meses, o governo já reduziu a pauta de ICMS de alguns produtos agrícolas, como incentivo aos produtores. “No governo, vamos manter a postura de lutar em favor dos nossos produtores. Estamos trabalhando para criar condições para que o Estado volte a crescer e a se desenvolver, governando com credibilidade para atrair investimentos”, disse o vice-governador. Durante a semana, o presidente honorário da UNIGRAN prestigiou ainda a inauguração da área comercial da Associação Comercial e Empresarial de Dourados, na Expoagro. (JR)