Com várias novidades, 13ª OLIGRAN é aberta com público recorde.

Murilo Zauith elogiou participação de atletas e disse que jogos fortalecem comunidade acadêmica da UNIGRAN, como os maiores do Estado.
Os acadêmicos da UNIGRAN já estão no clima dos maiores jogos universitários do Estado. Ontem, o presidente de honra da Instituição, engenheiro Murilo Zauith, vice-governador de Mato Grosso do Sul, e o Superintendente de Negócio da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso do Sul, Paulo Antunes Siqueira, abriram a 13ª OLIGRAN, desejando uma boa participação às equipes e a verdadeira confraternização, aos atletas. A Caixa é a patrocinadora oficial do evento que, neste ano, terá cerca de dois mil estudantes, disputando doze modalidades de esportes individuais e coletivos. Nesta segunda-feira, a noite foi de festa e arte, após os momentos solenes do hasteamento da bandeira e execução do hino nacionais, o público estimado em cinco mil pessoas foi presenteado com a primeira novidade da noite. A pira olímpica, acesa pelo maratonista Celso Ferreira Arantes, acadêmico de Educação Física, iluminou o ginásio em uma seqüência de cinco chamas pratas e uma avermelhada, ao som uma bateria de fogos de artifício. “O prata representa as nossas seis faculdades e a chama vermelha, a Instituição”, disse o pró-reitor administrativo, Rubens Di Dio. A surpresa agradou ao público e trouxe mais emoção ao ambiente, na DATA_HORA do juramento do atleta. A jogadora de basquete Carolina Moraes de Lima, aluna de Educação Física e integrante das seleções de Dourados e Estado, leu o texto que valoriza a esportividade e o fairplay, durante os jogos. A outra grande novidade da abertura da 13ª OLIGRAN foi anúncio de que os Ginasloucos vão fazer uma gravação especial para o “Programa do Didi”, da Rede Globo, junto com Renato Aragão e o atleta Oscar Schimidt, em 30 de maio. Conforme o professor Rogério Montes, treinador dos ginastas olímpicos da UNIGRAN, o quadro será alusivo aos Jogos Pan-Americanos. O convite é uma indicação do próprio Renato Aragão. “Ele viu a apresentação que a gente fez no Se Vira nos 30, vestidos de palhaços, e gostou muito”, disse o professor. Além da notícia, os Ginasloucos apresentaram novas jogadas e acrobacias ainda mais ousadas, com o uso de duas, ao invés de uma, cestas de basquete. ORGANIZAÇÃO Com a crescente participação de equipes nos Jogos da UNIGRAN, o tempo era uma das preocupações da organização do evento. Mas o desfile das delegações, as solenidades, as cinco apresentações de dança e a dos Ginasloucos, mais o conID_CURSO que elegeu o “Garoto e a Garota UNIGRAN 2007” transcorreram com precisão. Às 22h15, toda a programação da abertura estava cumprida e de forma muito organizada, com o apoio do Núcleo de Cerimoniais da UNIGRAN, de acadêmicos de Estética e Cosmetologia, e das duas turmas de 4º ano do ID_CURSO de Educação Física. “A primeira etapa da OLIGRAN foi cumprida de acordo com o que tínhamos programado e tudo saiu muito bem, superando nossas expectativas”, destacou o coordenador do ID_CURSO de Educação Física, Carlos Muchão Castilho. Ele informou que acontecem nesta quarta-feira, 16, os sorteios de formação das chaves de cada modalidade esportiva e o congresso técnico entre as equipes inscritas. A parte esportiva começa no sábado, com as provas de natação. (CN – AV – JR)