Lançamento da UNIGRAN inova nas publicações da área da saúde.

Manhã de autógrafos: cinco das onze autoras participaram do lançamento do livro Grupo de Gestantes, neste sábado.
O livro possui quinze capítulos e já chamou a atenção de um editor, que quer publicá-lo nacionalmente. Segundo a professora de Enfermagem Roselaine Terezinha Migotto Watanabe (UEMS), uma das duas organizadoras da obra, o interesse é pela abragência dos temas e finalidade didática da publicação. “Grupos de Pré-Natal – uma proposta multiprofissional” é um livro patrocinado pela UNIGRAN e tem a proposta de ser útil para profissionais e acadêmicos da área de saúde, especialmente, os de enfermagem. “Em termos de publicação, eu não conheço nenhuma desse ID_TIPO; nós vamos usar muito o livro em sala de aula e estamos felizes, porque tem um editor que quer que o livro se torne nacional”, disse a professora. Roselaine Watanabe explicou que a obra de 177 páginas traz muito das experiências do projeto de extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul “Assistência de Enfermagem no Pré-Natal”, que, gradualmente, foi incorporando contribuições de professores da UNIGRAN. O resultado da parceria foi a ampliação das atenções prestadas nos grupos de gestantes. Por isso, aos trabalhos das áreas de Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem, junta-se um de Serviço Social, sobre os direitos da gestante. “Começamos [a integração] na parte da nutrição da gestante e fomos entrando em contato com outros profissionais do grupo da UNIGRAN, e o trabalho foi crescendo”, conta Roselaine. A co-organizadora da obra, Érika Kanetta Ferri, coordenadora do ID_CURSO de Enfermagem da UNIGRAN, acrescenta que o livro contempla todas as informações sobre os atendimentos que a gestante encontra no SUS (Sistema Único de Saúde). Para ela, a obra deve se tornar referência para os acadêmicos da área de saúde, o que não é impeditivo para leitura de qualquer pessoa interessada nos cuidados de pré-natal. “O livro traz uma linguagem acessível, tal que uma gestante pode fazer sua leitura, mas esse livro tem enfoque profissional no atendimento à gestante”, explicou a professora. Os quinze artigos do livro “Grupos de Pré-Natal” tratam desde a sexualidade e a anatomia feminina até as queixas comuns de estética e mal-estares e o trabalho de parto, bem como, recomendações diversas, sobre nutrição e exercícios fisioterápicos, por exemplo. Domingos Ventorini, Elaine Watanabe, Elizete Comerlato, Joici Ribeiro, Juliana Tentor, Lívia Endo, Lourdes Missio, Mônica Sogabe, Regina Alencar, Roberto Dias, Simone Vidamantas, Tailci Cristina eTayse Almeida são os autores dos artigos que compõem a obra. Assim como os co-autores, o trabalho de diagramação, feito no Departamento Multimídia da UNIGRAN, as ilustrações (Kleber) e a capa (Petelin) são assinados por profissionais de Dourados. O livro está à venda na tesouraria da UNIGRAN, por R$ 20. (JR)