UNIGRAN abre Simpósio de Serviço Social na segunda-feira.

Na próxima semana, a UNIGRAN realiza o “IV Simpósio de Serviço Social”, que terá como tema a “A Proteção Social Brasileira e a Particularidade da Política de Assistência Social”. A abertura solene será no dia 15, Dia do Assistente Social, mas as atividades do Simpósio iniciam já na segunda-feira à tarde, em três oficinas. À noite, debates sobre direitos humanos e Serviço Social e a palestra “O processo de recrutamento e seleção nas organizações”, completam a programação do primeiro dia do evento. Do dia 14 ao 17, o Simpósio oferece atividades para estudantes universitários e profissionais que atuam na promoção de políticas públicas, nas áreas sociais, de educação, saúde e trabalho, por exemplo. Segundo projeto da Coordenação do ID_CURSO, elaborado em conjunto com os alunos, neste ano, será dado enfoque ao processo sócio-histórico da proteção social no Brasil, no âmbito da Seguridade Social, e ao desdobramento das atribuições particulares da assistência social, em decorrência do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e dos Conselhos Regionais de Assistência Social. O tema central do Simpósio é o mesmo da palestra de terça-feira, às 19h30, com a professora mestre Márcia Terezinha de Oliveira, doutoranda de Serviço Social, na PUC-SP. Professora de graduação em Serviço Social e de Especialização em Gestão de Políticas, Programas e Projetos Sociais e Política Pública e Família, nos ID_CURSOs da PUC-PR, a convidada participou da coordenação da I Capacitação do Estado do Paraná de Conselheiros e Gestores da Assistência Social, em 1999. Foi Conselheira Municipal de Assistência Social do município de Curitiba e Conselheira Estadual de Assistência Social do Paraná, representando o segmento dos trabalhadores da área pelo CRESS. Mas informações sobre participação e inscrição no IV Simpósio de Serviço Social da UNIGRAN podem ser obtidas pelo telefone 3411-4192. (JR) AGENDA DO SIMPÓSIO Dia 14 de maio 13h às 15h – Planejamento de Projetos Sociais – (A.S. Lívia Lumiko Suguihiro) 13h às 15h – O Serviço Social da APAE (A. S. Elizabeth Wirgues de Souza ) 13h às 16h – Oficina de dinâmica de grupo (Psic. Eliane Aparecida dos Santos Silva) 19h às 22h – Mesa de conversação sobre Direitos Humanos e interface com o Serviço Social (Profª. Mestre. Estela Escadola e Profª Mestre. Laura Giordani) 19h às 21h – O Processo do recrutamento e seleção nas organizações (Prof. Valdir da Costa Pereira) Dia 15 de maio 19h às 19h30 – Atividade Cultural (Acadêmicos do 3° Semestre S.S. e A.S. Enedir Palombo Macena) 19h30 – Solenidade de Abertura (NEC) 20h – Conferência: A proteção Social Brasileira e a Particularidade da Política de Assistência Social (Drª. Márcia Terezinha de Oliveira) PUC-PR Dia 16 de maio 13h às 17h – Tema: Atendimento psicossocial às crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. Abordagem Transdisciplinar (Profª. Sonia Cristina Rodrigues, Profª Débora Fernandes e A.S. Patrícia Pereira Rosa) 13h às 15h – Oficina de Teatro “Uma ação Social” para abordagem na profissão do assistente social com crianças e adolescentes (Profª. Tatiany Barbosa) 13h às 15h – A importância do Assistente Social na Concessão, Revisão e Acompanhamento do BPC (A.S. Sandra Melissa Guimarães) 19h às 21h30 – A atuação do Serviço Social na Renassul (Profª. Mestre Maria José Rodrigues da Cruz e equipe Renassul) 19h00 às 21h00 – Atendimento psicossocial às crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual. Abordagem Transdisciplinar (Profª. Sônia Cristina Rodrigues, Profª. Débora Fernandes, e A.S. Patrícia Pereira Rosa) 19h às 21h – Oficina de Teatro “Uma ação Social” para abordagem na profissão do assistente social com crianças e adolescentes (Profª. Tatiany Barbosa) 21h às 21h40 – Oficina de Movimento Indígena (Prof. Mestre Fábio Henrique Cardoso Leite) Dia 17 de maio 13h às 15h – Serviço Social do Ministério Público de Dourados – MS (A.S. Elisandra Valladão Delfino) 13h às 15h – Serviço Social do SESC - Responsabilidade Social (A.S. Vânia) 19:00 às 21:00 – Serviço Social do Fórum de Dourados – MS (A.S. Eneida Gebaile e Harumi Nakano Oshiro) 19h às 21h – Serviço Social da UNEI (Profª. Silvia Muraki) 19h às 21h – Oficina de cultura e religião (Prof. Mestre Fábio Henrique Cardoso Leite)