Funcionários da UNIGRAN ganham programa de atividades físicas.

Pessoal da guarda e da zeladoria está fazendo exercícios aeróbicos e de resistência para melDATA_HORAr o condicionamento físico.
Eles acordam cedo, andam bastante, sobem e descem escadas, varrem longos corredores. Dá até para pensar que isso é exercício físico, mas é trabalho físico. Os funcionários da UNIGRAN dos setores de serviços gerais e, também, da guarda, ganharam horários exclusivos na academia de musculação, no setor de ginástica olímpica e na piscina do complexo esportivo da Instituição. Por enquanto, quinze vigilantes e trinta zeladores estão fazendo aulas regularmente, das 6h às 9h da manhã, três vezes por semana, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, as atividades são hidroginástica e natação. Segundo o instrutor, os exercícios visam ao bom condicionamento físico e à prevenção de doenças. O planejamento dos programas leva em conta as possibilidades de cada funcionário. “A atenção é individual e, dentro dos limites de cada um, nós programamos uns trabalhinhos para serem executados; à medida que o corpo vai dando respostas, nós vamos dando mais estímulos, para que haja progresso”, disse o professor de Educação Física Jonas Rodrigues de Souza. O professor confirma os resultados positivos que os exercícios estão trazendo à saúde dos participantes e destaca, ainda, o caráter inclusivo do projeto. “De outra forma, esse pessoal não teria condições de fazer exercícios: eles têm problema de horário, têm que atender filhos, o trabalho de casa, e aqui elas estão no horário de expediente, está tudo à mão”, comentou. “Toda vida eu tive vontade de fazer [ginástica], mas não dava”, disse a zeladora Sirlene da Costa Silva, de 45 anos. Sirlene está contente com o projeto e disse se sentir melhor da artrose e das dores na coluna, depois que começou a freqüentar a academia e fazer natação. A colega Conceição Matos Palácio também se mostra motivada. “Estou com 53 anos e [essa] é a primeira vez que fui numa piscina, e na academia também”, falou a funcionária, que relata diminuição de dores nos braços e nas pernas. As aulas do programa são divididas em atividades aeróbicas – com bicicleta ergométrica, cama elástica e corrida em torno do campo de futebol – e em exercícios nos aparelhos de musculação. Essa rotina tem sido um santo remédio para alguns. “Eu tinha recomendação médica de fazer atividade física e não estava fazendo, agora eu melhorei cem por cento”, disse Ivanilde Gonzaga Marques, de 52 anos. Já Marisan Alves, 36, diz que ganhou de volta a disposição e o peso certo, após ficar engessada, 14 meses, por causa de um acidente. “Estava gorda e, quando voltei a trabalhar, sentia muita dor; depois que entrei na academia até parei de tomar os remédios, foi uma benção para mim, agradeço muito”, declarou a funcionária. A participação dos funcionários no programa de condicionamento físico da UNIGRAN é voluntária e gratuita. (JR)