Extensão universitária é a temática da Semana de Integrada de Enfermagem.

Livro patrocinado pela UNIGRAN será lançado na semana acadêmica que começa nesta quarta-feira, no Pq Arnulfo Fioravante.
Pelo terceiro ano seguido, a UNIGRAN e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizam a Semana Integrada de Enfermagem, que começa, nesta quarta-feira. A solenidade de abertura do evento será realizada no Ginásio da UNIGRAN, às 19h. Hoje, a conferência magna tem como palestrante o professor doutor Edson Correia, representante da UFMG no Fórum de Pró-Reitores de Extensão. O convidado vai falar sobre “O papel da extensão universitária na formação do enfermeiro e seu impacto na sociedade” e “Ações de Extensão na Saúde”. A professora Érika Kanetta Ferri, coordenadora do ID_CURSO de Enfermagem da UNIGRAN, disse que a semana acadêmica deste ano tem a extensão universitária como “tema e lema”. A ênfase que ela deu à temática chama a atenção para os projetos de prevenção a doenças que os profissionais de saúde devem desenvolver nas comunidades. A professora considera que essa é uma responsabilidade social do enfermeiro. “Temos a preocupação de mudar o modelo hospitalocêntrico (de saúde) para um modelo de prevenção às principais doenças, daí a gente juntar ou associar com a extensão”, falou a coordenadora. Ela adiantou que haverá mostras dos projetos de extensão que são desenvolvidos por acadêmicos e professores da UEMS e da UNIGRAN, nas unidades de saúde de Dourados e em várias comunidades do município. Os projetos são direcionados por especialidades, como, a saúde da mulher, e conduzidos em forma ações de educação em saúde e atendimento. No ano passado, por exemplo, os acadêmicos de Enfermagem da UNIGRAN e da UEMS integraram as equipes que percorreram os distritos e bairros do município, num projeto de orientação e diagnóstico médico do câncer de mama. As semanas integradas de Enfermagem têm a proposta de alinhar as diretrizes da profissão, de acordo com as diferentes realidades de Mato Grosso do Sul. Até o dia 12, serão realizados 24 mini-ID_CURSOs e outras três conferências. Pela internet, a programação do evento está disponível no portal da UEMS (www.uems.br/enfermagem/index.html) LIVRO Neste ano, o encerramento da semana acadêmica será marcado pelo lançamento do livro “Grupos de Pré-Natal – uma proposta multiprofissional”. A obra de 177 páginas e quinze capítulos é patrocinada pela UNIGRAN e traz artigos de profissionais especializados em Fisiologia, Anatomia, Aleitamento Materno, Nutrição da Gestante, Sexualidade, Sistema reprodutor Feminino, Pré-Natal e Fisioterapia. Érika Kanetta Ferri e Roselâine Terezinha Migotto Watanabe são as organizadoras da obra. O livro será lançado na UNIGRAN, no próximo sábado, às 8h da manhã, em solenidade aberta ao público. (JR)