Publicação de artigos científicos é tema do "I Encontro de Orientadores de TCC", na UNIGRAN.

Pró-reitora Terezinha Bazé abre reunião que tratou do aumento da produção científica e da visibilidade das pesquisas em andamento em vários ID_CURSOs.
A pesquisa como um dos princípios pedagógicos do professor universitário. A UNIGRAN quer maior produção de artigos científicos de seus professores e, também, dos alunos. Segundo a pró-reitora de Ensino e Extensão, Terezinha Bazé de Lima, cada trabalho de conclusão de ID_CURSO se insere em uma de dez modalidades reconhecidas de pesquisas. Dessa forma, a maior parte das produções dos formandos – se não, todas elas – representa trabalhos que podem resultar em artigos para revistas científicas. Além disso, os trabalhos são coletivos. Daí que a publicação significa ponto para o estudante, uma marca a mais de qualidade em seu diploma, no enriquecimento dos currículos dos professores orientadores, e para a Instituição, cujo retorno maior é o benefício que os artigos podem trazer para a ciência e o progresso regional. “Nós temos toda a infra-estrutura necessária, várias linhas de pesquisa, somos a Instituição com mais projetos de extensão, no Estado, e temos professores de alta titulação, tudo aprovado e muito elogiado pelo MEC, mas nossa publicação de artigos é pequena, queremos mudar isso”, falou a professor Terezinha Bazé de Lima. No sábado, 5, a pró-reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN reuniu-se com professores das disciplinas de Metodologia da Ciência e de Orientação dos Trabalhos e Monografias de Conclusão de ID_CURSO (TCC) para iniciar um plano de ações inovadoras para incrementar os projetos de iniciação científica e, principalmente, de orientação dos acadêmicos na produção de seus TCC. Uma das propostas é a padronização dos protocolos de elaboração dos trabalhos, sobretudo, quando envolver pessoas como sujeitos da pesquisa. Outro tópico debatido foi o perfil do professor universitário da atualidade. Na UNIGRAN, entre outras qualidades, o docente deve levar à formação de pessoas com autonomia de pensamento e capacidade de produzir e buscar o conhecimento. Isso requer uma diversidade de capacitações técnicas – das metodologias científicas ao domínio das normas da ABNT –, e, também, “sensibilidade diante do mundo, fluência e mobilidade de pensamento, cordialidade pessoal e atitude para transformar as coisas”, falou a professora Bazé. Além dos professores da Instituição, foram convidados para o encontro os professores doutores da UFGD Helder Baruffi e Mara Mussury, que são membros do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da UNIGRAN (CEP). Autor de obras sobre metodologia da ciência, o professor Baruffi ministrou palestra sobre o papel decisivo para o aluno do orientador de seu projeto de TCC, desde a escolha do tema e preparação de questionários que servirão de instrumentos da pesquisa, até a defesa do trabalho perante a banca avaliadora. Já a professora Mara Mussury tratou de questões acerca dos projetos encaminhados ao Comitê de Ética em Pesquisas da UNIGRAN. Ela disse que o Comitê fiscaliza o cumprimento das normas emanadas do Conselho Nacional de Pesquisas, que resguardam os sujeitos de estudos que envolvam pessoas, mesmo indiretamente. A professora Mara disse que “o ponto principal desses estudos é o benefício que eles prevêem e efetivamente oferecem aos sujeitos pesquisados”. O CEP-UNIGRAN é o único de Mato Grosso do Sul em funcionamento em uma instituição de ensino superior. Segundo a secretária executiva do Comitê, Geórgia Borges, é crescente a quantidade de projetos de pesquisa analisados pelo Comitê. Em 2005, foram 129 projetos, total que passou para 196, no ano passado, e para 106, nos quatro primeiros meses de 2007. Atualmente, até para publicação de artigos, algumas revistas especializadas exigem o parecer de um Comitê de Ética. Na reunião de sábado, foram nomeadas duas comissões que se encarregaram de organizar as propostas dos professores e trazê-las para nova discussão, na segunda parte do Encontro, marcada para o dia 2 de junho. (JR)