Jornada de Nutrição é encerra com debates sobre obesidade infantil e hipertensão.

De quarta até sexta-feira passadas, a V Jornada de Nutrição foi baseada em trabalhos de mestrado em saúde, desenvolvidos por professores da UNIGRAN.
Para o último dia da “V Jornada de Nutrição”, a Coordenação do ID_CURSO e os alunos do 4º ano escolheram como temas a prática de atividades físicas e a alimentação na infância e adolescência. Segundo a coordenadora de Nutrição, professora Miriam Pereira Soares, os jovens não têm consciência dos prejuízos que os excessos podem causar e, muitas vezes, usam os alimentos como meio de compensação da ansiedade e de outros sentimentos próprios da idade. Os palestrantes convidados foram dois professores mestres em Educação Física, que trabalham com jovens escolares e têm pesquisas sobre os temas. O professor Carlos Muchão Castilho, coordenador do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN, alerta para o crescente percentual de crianças e adolescentes com sintomas de hipertensão, nas escolas de Dourados. Ele pesquisou vários grupos de alunos, de 10 a 17 anos de idade, e constatou a relação entre excesso de gordura corporal e hipertensão. Para o pesquisador, essa é uma questão que exige medidas urgentes de educação em saúde. “Nós temos uma pesquisa, nas variáveis hipertensão arterial, atividade física e gordura corporal que deve ser divulgada e levada às autoridades, para que se façam políticas públicas de mudança de hábitos de vida [e] para que essa população tenha uma vida saudável no futuro”, disse Carlos Castilho. Na mesma linha de pesquisa, o professor Joel Saraiva Ferreira reafirma que a nutrição e o exercício físico são os meios para se levar uma vida saudável. Ele ministrou a palestra “Hipertensão Arterial e Obesidade Infantil: uma perigosa associação” e incentivou os acadêmicos de Nutrição a também fazer pesquisas nessa área, de forma integrada com outros profissionais da saúde. “É importante que os acadêmicos entendam que muitas doenças, e muitas situações relacionadas à saúde, precisam da atuação de equipes multiprofissionais”, falou. Segundo os palestrantes, as doenças do sistema cardiovascular representam a principal causa de morte, na população brasileira. A “V Jornada de Nutrição da UNIGRAN” foi realizada entre quarta e sexta-feira da semana passada. (BR – JR)