Participação da mulher no agronegócio aumenta.

Secretária de Produção, Tereza Dias, participou da I Festa da Colheita de Dourados, evento apoiado pela UNIGRAN, no sábado e domingo passados.
Citando-se como exemplo, a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, da Seprotur - Secretaria Estadual de Produção, mostrou o papel feminino em uma área quase desconhecida pela mulher no passado, mas que hoje vem aumentando consideravelmente no mercado de trabalho feminino: a do agronegócio. Em comemoração aos resultados e para promover a integração entre os atores sociais e os agentes econômicos do agronegócio regional, a "I Festa da Colheita", realizada no CTG "Querência do Sul", contou, no domingo (29), com a presença da secretária que ministrou a palestra "A participação da mulher no agronegócio". Ela, que já está na profissão há quase 30 anos, constatou que a idéia-chave do setor na atualidade é o sistema de cooperativismo, justificando que “só assim a agricultura poderá crescer em um desenvolvimento sustentável, sendo esse aspecto o ponto forte da mulher. Afinal, ela sabe usar sua sensibilidade na gestão para acolher os trabalhadores, se impor diante deles e solucionar os problemas”. Para a secretária, o Mato Grosso do Sul está em um momento único, apresentando ao mesmo tempo produção de comida e de energia - bio-combustível -, sem afetar o meio ambiente. A palestrante, entretanto, fez um alerta em relação à instalação de indústrias, dizendo que “é preciso que a vinda delas ao estado não gere problemas maiores como o desmatamento, sendo o equilíbrio o principal ponto para um setor de dualidade como esse”. Tereza Cristina encerrou sua palestra ressaltando que o campo e as cidades funcionam entrelaçados “afinal, um não existe sem o outro e por isso é preciso haver harmonia e integração ente eles”, finalizou. (Caroline Schumann – 1º semestre de Jornalismo / CM).