Jornada de Nutrição da UNIGRAN enfoca pesquisas dos próprios professores, na área da saúde.

Prof. Miriam Soares fala sobre doença celíaca, na Jornada que dá enfoque à alimentação como promotora de saúde e às pesquisas sobre nutrição.
A Coordenação de Nutrição da UNIGRAN e os acadêmicos do 4º ano do ID_CURSO estão promovendo a “V Jornada de Nutrição”, desde esta quarta-feira. As palestras tratam de alimentação e saúde, a partir de resultados de estudos recentes. Alguns deles foram realizados na própria UNIGRAN, e uma das propostas da Jornada é incentivar a pesquisa, inclusive, entre os próprios acadêmicos. Um dos objetivos é melDATA_HORAr os atendimentos em Saúde, face aos resultados levantados por tais pesquisas. Segundo a coordenadora do ID_CURSO de Nutrição, Miriam Pereira Soares, o papel do nutricionista é orientar a elaboração de cardápios balanceados, tendo em vista a saúde dos clientes. Significa evitar os excessos de todo ID_TIPO e reeducar hábitos alimentares. “O padrão de dieta dos brasileiros está ruim, pois houve uma adesão aos costumes dos norte-americanos”, disse. A professora disse ainda que os palestrantes estão mostrando aos alunos como tomar iniciativas para realizar pesquisas e, a partir delas, desenvolver projetos de extensão. “Foi uma oportunidade de nós reunirmos a turma e pôr em prática o que aprendemos juntos”, falou a acadêmica do 7º semestre Thays Rodrigues. Os palestrantes que abriram a Jornada de Nutrição da UNIGRAN são os professores Juliana Tentor, com o tema “Lipídios séricos no período pós-alimentar: padrões da resposta lipêmica e as modulações pelo sexo”, e o professor Wanderlei Onofre Schmitz, com o tema “Efeito quimioprotetor do chá verde (Canelli sinesis), induzido pelo agente lipoperoxidante dietilnitrosamina”. O evento prestigia os professores da Instituição e as palestras foram planejadas sobre suas dissertações de Mestrado, como a exposição feita, nesta quarta-feira, pela professora Miriam Soares, que tratou da intolerância ao glúten, na palestra “Doença celíaca, do anonimato ao conhecimento comum”. A programação do segundo dia foi completada pelo professor Emerson Machado, que abordou a “Análise Sensorial de Alimentos”. O evento se encerra nesta sexta-feira (27), tendo como focos a obesidade juvenil e alimentação de adolescentes. Os palestrantes são os professores de Educação Física Carlos Muchão Castilho e Joel Saraiva Ferreira. Em seus estudos, eles observaram que, muitas vezes, os jovens usam os alimentos para compensar algo, sem a consciência de que o que estão ingerindo pode lhes trazer prejuízos. (BD – JR)