Seminário na UNIGRAN aborda conhecimento tradicional indígena, neste 19 Abril.

Acadêmicos indígenas reunidos com pró-reitora Terezinha Bazé, fecham programação do Seminário do Dia do Índio.
Nesta quinta-feira, Dia do Índio, a UNIGRAN promove o “III Seminário Indígena”, que tem sua programação baseada em temas sociais e educacionais. O Seminário deste ano destaca o conhecimento tradicional indígena e temas relacionados à cultura, sustentabilidade e violência. Aproveitando a formação que trazem de berço e a vivência no ensino superior, os palestrantes são, na maioria, acadêmicos guaranis e terenas e profissionais índios graduados na UNIGRAN. O evento é aberto à participação de pessoas envolvidas na questão indígena, assim como dos acadêmicos da Instituição e de outras universidades de Dourados. “Esse Seminário objetiva ampliar laços, promover a adaptação e aproximar os acadêmicos não-índios da cultura indígena. É um Seminário que tem participação ativa dos acadêmicos índios e que é dirigido principalmente aos não-índios”, explica a professora Terezinha Bazé de Lima, pró-reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN. O evento é coordenado por essa Pró-Reitoria, em parceria com a OSCIP “Amigo do Índio” e com a Associação dos Acadêmicos Indígenas da Instituição. O Seminário Indígena “Estou aqui!, você me conhece?” terá início às 7h30, com a inscrição e credenciamento dos participantes. As atividades vão se desenvolver nos três períodos, em palestras, grupos de estudo, mesa-redonda e apresentações culturais. Veja a programação: Dia 19 de Abril Local: Anfiteatro da UNIGRAN 08h - Café Cultural com a participação dos acadêmicos indígenas – promoção do ID_CURSO de Nutrição e Núcleo de Eventos 08h30 - Abertura Solene Apresentação Cultural pelos acadêmicos Indígenas da UNIGRAN. 09h - Mesa redonda: Conhecimento Tradicional Indígena - Mediação na mesa: Profª Edna Marçal de Souza, coordenadora do NAM da Aldeia Bororó. Participantes: Josiel Martins da Rocha (representando a etnia terena), Maximino Rodrigues (representando a etnia guarani), Arlindo da Silva Marcolino (da etnia kadwéu), Samantha Otisitisina de Carvalho Juruna (etnia Xavante) 10h30 – Palestra: O texto mítico Guarani e a análise do disID_CURSO. Ministrante: Profª Dra. Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi. Mediação: Aguilera de Souza – Acadêmico de Pós-Graduação e Professor do ID_CURSO de Pedagogia da UNIGRAN. Coordenação: Profª. Dra. Terezinha Bazé de Lima. 13h30 – Orientação e Instalação dos Grupos e Metodologia de Trabalho. 14h – Trabalho em grupo - Temáticas: - Violência: coordenação: Prof. Ms. Magda Carvalho Fernandes e Rubens Rosário Pinheiro. - Estratégias de Acompanhamento Pedagógico dos Acadêmicos Indígenas da UNIGRAN:coordenação: Prof. Eliana Cury. - Cultura e Sustentabilidade Social: coordenação: Prof. Dra. Vanderleia Paes Leite Mussi e Samantha Otisitisina de Carvalho Juruna - Cultura e Saúde Indígena: coordenação: Prof. Érika Kaneta e Gilse Moraes Jorge. 15h45 – Fechamento dos trabalhos, escolha do relator e preparação do material para apresentação. 19h – Apresentação dos Resultados de GTS, coordenação: Prof. Ms. Dra. Terezinha Bazé de Lima. – Violência; Estratégias de Acompanhamento Pedagógico dos acadêmicos indígenas da UNIGRAN; Cultura e sustentabilidade social; Cultura e saúde indígena.