Acadêmicos de Biomedicina da UNIGRAN aderem à campanha contra tuberculose.

Estudantes de Biomedicina fizeram lançaram alerta contra a tuberculose, em palestra alusiva ao dia mundial de combate à doença.
O ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN criou um projeto de extensão contra a tuberculose que vai ser desenvolvido por meio de palestras e visitas a instituições de ensino. O projeto, que é orientado por professoras de estágio supervisionado e será realizado por acadêmicos do 7º semestre, foi lançado na “Tuberculose em algum lugar, problema de todos nós”, sexta-feira (23). O evento teve o propósito de sensibilizar os acadêmicos, profissionais da área e a comunidade sobre a importância do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de Março. Segundo a coordenadora de Biomedicina, Valdelice Oliveira Burgos, o projeto alinha-se à campanha do Ministério da Saúde contra a tuberculose. O objetivo é levar à população informações sobre a doença. “Essa iniciativa tem o objetivo de alertar a cidade de Dourados e o Estado do Mato Grosso do Sul, apoiando a campanha”, explicou. Ela disse ainda que quanto maior a conscientização, mais rapidamente é o início do tratamento do doente. Para a professora de Microbiologia e Imunologia Clínica, Bruna de Oliveira Parente, é preciso superar também a falta de conscientização na própria comunidade científica. “A tuberculose é uma doença que acaba caindo no esquecimento e a forma de cortar a cadeia de transmissão é muito fácil de ser realizada, só que, pela fala de conscientização, ela acaba sendo deixado de lado”, afirmou. Ela falou ainda sobre o envolvimento direto dos acadêmicos com a palestra e como isso ajuda crescer dentro da profissão. A acadêmica do 7º semestre Laura de Faria Ravagnani disse ser “gratificante ensinar aos outros estudantes”. Nos próximos meses, as palestras vão abordar também outras doenças, como a hanseníase. Também participaram na elaboração da palestra a professora Regina Maura Zanatta, os acadêmicos Fabiano Silva, Laura Ravagnan, Rafaela Gonçalves, Rosnam Mansor, Tabata Albuquerque e Vânia Lenzi. (BD – JR)