Idade penal é tema de palestra do presidente da OAB-MS, na UNIGRAN, amanhã.

Fábio Trad prestigia os ID_CURSOs de Direito e Serviço Social da UNIGRAN, ministrando palestra, nesta quarta-feira à noite.
A discussão sobre a maioridade penal está nas ruas, motivada pelas mais recentes notícias sobre crimes bárbaros cometidos por adolescentes. Para muitas pessoas, já aos 16 anos de idade, o infrator deve responder criminalmente por seus atos. Uma boa parte dos legisladores e estudiosos da questão entende que essa não é uma solução eficaz. No meio da polêmica, está uma população estarrecida, cobrando soluções jurídicas e sociais para essa questão que é bem mais complexa do que parece. A Faculdade de Direito da UNIGRAN traz o assunto ao debate nesta quarta-feira, 21, na aula magna de 2007 “Os Princípios Constitucionais do Direito Penal e a Redução da Idade Penal”. O professor convidado, Fábio Ricardo Trad, é o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Mato Grosso do Sul (OAB-MS). O palestrante é docente de Direito Penal e tem larga vivência como advogado dativo, em comunidades pobres. Durante sete anos, foi também membro do Conselho Penitenciário do Estado. Segundo a diretora da Faculdade de Direito da UNIGRAN, professora Noemi Ferrigolo, além dos princípios constitucionais, relativamente ao Direito Penal, o palestrante vai dar enfoques à banalização da vida – fonte irradiadora de todos os valores, muitos quais estão, hoje, invertidos –, e às expectativas de uma sociedade que tem na mídia sua maior formadora de conceitos. A professora explica que, para os acadêmicos, a aula dará maiores subsídios para “poderem formar convicções e difundir informações claras, corretas, analíticas e conseqüentes para a sociedade”. A palestra está marcada para as 19h, no ginásio da UNIGRAN, e é aberta à participação de acadêmicos de Serviço Social e Direito, incluindo os de outras faculdades de Dourados, aos profissionais das duas áreas e pessoas da comunidade. (JR)