UNIGRAN Net inicia pós-graduações a distância com aulas ao vivo pela Internet.

Com acesso livre, aulas inaugurais poderão ser assistidas on-line em qualquer computador conectado à Internet. Na foto, abertura das pós de 2006.
As primeiras turmas já aprovaram os ID_CURSOs de pós-graduação a distância. “O aluno estuda muito mais, pesquisa muito mais e se informa muito mais”, falou o professor Luiz Carlos Previatto, de Três Lagoas, MS. Os alunos de pós-graduação da UNIGRAN, de todas as localidades, se dizem satisfeitos com os ID_CURSOs desenvolvidos pela internet e apoiado por materiais impressos. “Hoje, eu me sinto com uma bagagem bem maior de conhecimento”, declarou o pedagogo Pedro Assis Luis Matoso, de Aral Moreira, MS. Autoridades do MEC também fazem avaliações positivas. Em palestra realizada no mês passado, nos estúdios de TV digital da UNIGRAN, o diretor do Departamento de Políticas Públicas em Educação a Distância do Ministério da Educação, Hélio Chaves Filho, parabenizou a Instituição pelas avançadas tecnologias que utiliza nos ID_CURSOs EaD. O vídeo dessa palestra está disponível ao público, no site da UNIGRAN. É com esses avais que a Instituição inicia as aulas de cinco novas turmas de pós-graduação EaD, no dia 17 – Psicopedagogia, Metodologia do Ensino Superior, Estudos da Linguagem, Gestão Empreendedora de Negócios e Nova Visão do Direito Civil Aplicado ao Processo. Na segunda-feira, 19, a Instituição inaugura ainda outro ID_CURSO inovador, o de Direito Eletrônico. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet (www.unigran.br) ou na Coordenação de Pós-Graduação EaD, (67) 3411- 4202. PROGRAMA PARA 2007 Com transmissões em tempo real pela internet, no sábado, às 8h da manhã (horário de MS), e na segunda-feira, às 18h (de MS), as aulas solenes serão abertas ao público em geral. As aulas serão de apresentação dos professores, dos planos de ensino e conteúdos, e dos reID_CURSOs de interatividade que a educação distância da UNIGRAN oferece. O acesso poderá ser feito por meio do site da UNIGRAN e as instruções para assistir às aulas estarão na página www.unigranet.com.br/aovivo. “As aulas serão abertas à comunidade, para que todas as pessoas conheçam a qualidade das nossas tecnologias de ensino a distância”, disse a reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato De Déa. O sistema “UNIGRAN Net” é uma sala de aula virtual que possibilita a troca de informações e a comunicação em tempo real e por e-mail entre alunos e professores. Os alunos recebem arquivos eletrônicos e materiais impressos, como guias dos estudos que são orientados pelo professor e enriquecido com a pesquisa e o debate acadêmico on-line. As provas são feitas presencialmente nos pólos da Instituição, instalados em dez estados e no Distrito Federal. Na conclusão do ID_CURSO, o aluno deve elaborar um artigo científico e ter o trabalho aprovado por uma banca de professores. A coordenadora de Pós-Graduação EaD, Sabrina Higashi Overath Isaias, não vê diferença de níveis, entre os artigos feitos por acadêmicos de ID_CURSOs presenciais e não-presenciais. “As pessoas têm receio de não aprenderem com a mesma qualidade que em sala de aula”, disse a professora. Para Hélio Dias de Araújo, pós-graduado em janeiro, na turma anterior de Metodologia do Ensino Superior, a EaD até ajuda a desenvolver habilidades maiores com a escrita, acabando com a passividade do aluno – de só ouvir – processo ensino-aprendizagem. “O ensino não perde em qualidade, pois o aluno se comunica a distância escrevendo”, disse. (JR)