Acadêmicos de Fisioterapia terão voz no Conselho Federal da profissão.

Presidente do Coffito entende que estudantes devem se preocupar não só com a formação, mas também em serem líderes da profissão.
O presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), José Euclides Poubel e Silva, afirma que “com o crescimento da profissão de fisioterapeuta é preciso que haja maior organização no setor”. Ele entende que os profissionais e os acadêmicos devem se organizar para buscar melhorias no contexto das profissões da saúde. Na mesa-redonda realizada no Anfiteatro da UNIGRAN, sábado passado, ele anunciou a criação de um Conselho Regional em Mato Grosso do Sul, e falou sobre o projeto “Marco Coffitto”, que dá direito de voz para o Diretório Acadêmico dentro do Conselho. “A intenção é trazer os estudantes para as nossas discussões, para que, futuramente, se tornem líderes de uma maneira mais rápida e mais preparada do que nós”, disse José Euclides, explicando que os estudantes devem participar, desde já, das discussões políticas, trabalhistas e científicas da profissão. O presidente do Coffito participou da mesa-redonda, juntamente com outras autoridades da categoria. A presidente da Associação dos Fisioterapeutas de Dourados e da Região da Grande Dourados, Solemar Vidigal Guidini, também apóia do projeto Marco Coffito. “Seria justamente uma conscientização política da nossa profissão”, declarou. O crescimento da profissão, em termos de importância na área da saúde e de número de profissionais em Mato Grosso do Sul está gerando estudos sobre o desmembramento do Conselho Regional (Crefito-9), que fica em Cuiabá. Uma sede aqui, no Estado, facilitaria as relações entre os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais com o Conselho, agregando os profissionais na estratégia de realizar ações cooperadas entre o Coffito e as outras associações de fisioterapeutas. Também prestigiaram a mesa-redonda, o presidente Cássio Fernando Oliveira da Silva, o conselheiro Carlos Alberto Eloi Tavares, e a diretora-secretária do Crefito-9, Francisca Rego Oliveira de Araújo, e do coordenador Fernando Ferrari – do Comitê Interdisciplinar Científico Acadêmico do Trabalho (CICAT), órgão vinculado à Comissão de Educação Científica e Acadêmica da Fisioterapia (CECAF) – e a coordenadora do ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN, Ângela Midori Kuraoka de Oliveira. (BD – JR)