Hospital Veterinário da UNIGRAN já atende no período da noite.

Estrutura oferecida aos usuários do Hospital recebeu as melhores notas, em avaliações do MEC.
Acidentes com animais de estimação acontecem a qualquer DATA_HORA e podem provocar um corre-corre na família. Também um parto fora de DATA_HORA pode se complicar e trazer sofrimento a uma cadela. Prestando socorro nos mais diversos casos, o Hospital Veterinário da UNIGRAN passou a funcionar à noite, até às 22h. Ontem, já no primeiro dia de ampliação do atendimento, a equipe tratou de cinco cães e gatos, apenas no horário noturno, e espera um aumento de trabalho, que hoje é de 20 novos atendimentos diários, em média. A estudante e dona-de-casa Nilma Toledo Duarte aprovou a mudança. Seu poodle Pingo, de 8 anos, apresentava secreção nasal e tosse, e ontem à noite ela procurou o Hospital. O bichinho foi medicado e a dona voltou para casa mais sossegada. “Durante o dia é sempre muito corrido e, tendo a oportunidade de trazer [o animal] à noite é uma maravilha, bem melhor”, disse Nilma, que elogia os serviços prestados pelo Hospital, “a UNIGRAN está de parabéns”. “O Hospital oferece ótimo atendimento e, sempre que há problema, eu trago a Fofa aqui”, disse Celso Ferreira Arantes. A cadela do acadêmico de Educação Física estava com infecção nos tímpanos. Outra usuária, Rute Marques Stranieri, teve um de seus três animais de estimação atropelado. O cão Cole foi radiografado, recebeu gesso na pata traseira direita e se recupera bem da fratura. “O atendimento é muito bom e todos os meus animais já são clientes daqui”, falou a estudante. O reconhecimento vem dos donos dos animais e também do Ministério da Educação. No ano passado, o MEC avaliou o ID_CURSO de Medicina Veterinária e o seu Hospital, concedendo as notas máximas à UNIGRAN nos critérios de estrutura física, biblioteca, projeto pedagógico e corpo docente. O hospital conta com médicos-veterinários da mais elevada qualificação, que atuam no ensino e na orientação dos estagiários no Hospital e em projetos de campo, com grandes animais. Alunos e professores têm acesso às tecnologias e aos aparelhos mais modernos, para os exames e cirurgias. O professor Klaus Casaro Saturnino explicou que toda essa estrutura está disponível também nos novos horários de atendimento – até às 10h da noite, de segunda a sexta-feira, e até às 17h, aos sábados. “Muitas vezes, temos casos de pacientes serem atropelados e de partos que a gente chama de distóxico, com complicações e riscos de morte para a parturiente e para os filhotes, [e] aqui o animal é pronto atendido, se necessário, sofre cirurgia e volta para casa sem dor e com mais conforto. Estamos preparados para todos os ID_TIPOs de ocorrências”, disse o médico-veterinário. Ele explicou ainda que a ampliação dos horários é revertida em mais DATA_HORAs de práticas para os alunos do ID_CURSO. Com mais tempo para os estágios, aumenta a participação deles nos trabalhos de avaliação e tratamentos dos pacientes internados e nas cirurgias. “Às vezes, a gente precisa fazer o monitoramento até mais tarde dos pacientes e isso ajuda bastante, principalmente, em relação à fluidoterapia – soro, fortificante, antibióticos, antiinflamatórios – e no atendimento de muitas emergências. Com isso, a gente está oferecendo mais estágios para os alunos, mais conhecimento”, comentou. Os serviços do Hospital Veterinário da UNIGRAN são gratuitos para os usuários que comprovarem carência financeira para pagar tratamento particular de seus animais. O telefone para mais informações é 3411-4199. (AV-JR)