Procuradores discutem trabalho indígena em audiência pública na UNIGRAN.

Dignidade do trabalhador indígena e respeito a sua cultura pautaram a audiência realizada ontem.
Procuradores do Trabalho realizaram nesta quinta, 8, audiência pública no anfiteatro da UNIGRAN, que reuniu representantes da sociedade civil e dos povos indígenas de Dourados em torno de debates sobre o trabalho indígena em Mato Grosso do Sul. O evento fez parte da solenidade de inauguração da nova sede do Ofício do Ministério Público do Trabalho, em Dourados. Acadêmicos do 5º semestre de Direito participaram da audiência e o ID_CURSO de Direito da Instituição foi representado pelo professor Joe Graeff, coordenador do Núcleo Jurídico da Instituição. A audiência foi aberta com as palestras do coordenador da Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho em Mato Grosso do Sul, Maucir Pauletti – que tratou de questões legais e culturais que envolvem a contratação de trabalhadores indígenas –, e do procurador Heiler Ivens de Souza Natali. O procurador defendeu que os índios não podem ficar só com o trabalho braçal, como nas usinas de álcool, mas também com cargos técnicos nas indústrias. Por isso, na opinião dele, é necessária a criação de ID_CURSOs profissionalizantes para os indígenas. Abordando as ações de governo em relação à questão do trabalho indígena, falou o diretor-geral da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Cícero Ávila. A audiência foi presidida pelo procurador Luciano Zanguetin Michelão e, à mesa de honra, estiveram ainda os líderes das etnias guarani e kaiowá, Catalino Aquino e Getúlio de Oliveiro, e do representante dos terena na reunião, Wilson Matos, bem como do procurador Cristiano Lourenço Rodrigues. A nova sede do Ofício do MP do Trabalho fica à Rua Ponta Porã, 2045. O telefone é 3422-0592. (JR)