Orientações de emagrecimento são as mais solicitadas no Núcleo de Nutrição da UNIGRAN.

Professora Rita de Cássia mede o índice de massa corporal de dona Josefina, que, com 14 quilos a menos, se diz uma nova pessoa.
O Núcleo de Nutrição da UNIGRAN presta atendimento à comunidade por meio de projetos de extensão e de estágio supervisionado em várias especialidades, e a maior parte da demanda – 81,03 % dos pacientes deste ano – foi por orientações de emagrecimento. “São vários os motivos que levam uma pessoa a procurar o Núcleo, mas os principais são os problemas de saúde ocasionados pela obesidade e a questão da auto-estima”, disse a coordenadora do Núcleo de Nutrição, professora Rita de Cássia Dorácio Mendes. No encerramento das atividades deste ano, ela explicou que os atendimentos são feitos por estudantes do último ano do ID_CURSO de Nutrição, gratuitamente, sob supervisão dos professores. “O objetivo básico dos tratamentos é a mudança de hábitos alimentares, adequando-se uma alimentação saudável e compatível com a vida do paciente, e sem fazer uso de nenhum medicamento”, disse a coordenadora do Núcleo, destacando que os tratamentos são planejados conforme o perfil de cada paciente, de forma individualizada. Neste ano, Rita de Cássia comemora a eliminação de 476 quilos do excesso de peso, que foram perdidos por pacientes inscritos nos programas de reeducação alimentar. Geralmente, o início do programa, ou seja, a fase de adaptação aos novos hábitos, é a parte mais difícil. Mas quem persiste só tem a ganhar e, entre os destaques de 2006, quem menos emagreceu, perdeu 10 quilos. A campeã é Maria Aparecida Barros da Silva, que emagreceu 26 quilos, em seis meses, e disse ter ganhado saúde e felicidade ao notar os resultados já no primeiro mês de tratamento. Dona Josefina da Costa é outro exemplo de quem ficou de bem com a vida com a ajuda dos estagiários de Nutrição. A costureira de 65 anos foi encaminhada ao Núcleo por um médico, perdeu 14 quilos e ganhou melhorias na saúde e em seu bem-estar. “Antes, eu não vivia, vegetava. Hoje, eu até desfilo, recuperei minha saúde e auto-estima”, disse a senDATA_HORA que voltou a freqüentar o Clube da Terceira Idade de Dourados. Resultados como esses mostram a importância que o Núcleo de Nutrição de UNIGRAN representa para a saúde pública de Dourados, ao atender a população que não pode pagar por um atendimento personalizado e especializado na área. Além de reeducação alimentar para o emagrecimento, o Núcleo trabalha com crianças, gestantes, pessoas hipertensas e portadoras de diabetes, que precisam de alimentação diferenciada, e na difusão da cultura da alimentação saudável. Para iniciar o tratamento, os pacientes precisam passar pelo Serviço Social para comprovar o direito à gratuidade. Neste ano, em comparação com 2005, os programas de orientação alimentar prestados pelo Núcleo de Nutrição da UNIGRAN tiveram um aumento de 124%. Ao todo, 441 pacientes tomaram parte nas reuniões e seguiram as orientações nutricionais regularmente. Desses, a grande maioria é de mulheres (365), preocupadas em diminuírem seu peso e aumentarem a qualidade de vida. O relatório da Coordenação do Núcleo mostra também que o total de consultas feitas em 2006 teve crescimento ainda maior – 182%, subindo de 419, no ano passado, para 1.182, em 2006. As atividades do Núcleo de Nutrição da UNIGRAN reiniciam em 05 de fevereiro de 2007. O Núcleo fica à Rua Antônio Emílio Figueiredo, esquina com a Avenida Presidente Vargas. O telefone é (67) 3427-0164. (AV – JR)