Brinquedoteca da UNIGRAN é tema de trabalhos de conclusão do ID_CURSO de Pedagogia.

Trabalhos enfocam importância para a educação escolar dos espaços para atividades lúdicas.
No aniversário de dez anos da brinquedoteca da UNIGRAN, quatro formandas de Pedagogia escolheram esse espaço lúdico como tema de seus trabalhos de conclusão de ID_CURSO (TCC). As acadêmicas contaram com a orientação da professora Lúcia Eugênia Pittas Martini, coordenadora da brinquedoteca desde a sua instalação, em 1996. Nesse período, ela capacitou um grande número de professores a explorar os jogos e as brincadeiras infantis como facilitadores dos processos educacionais, nas escolas. A brinquedoteca da UNIGRAN chama a atenção por sua história, importância para a Educação Infantil e ineditismo do projeto, um dos primeiros do gênero em todo o país. A partir das experiências com professores e crianças da cidade, o ID_CURSO criou uma brinquedoteca também na Reserva Indígena que, além de estimular a ludicidade – traço fundamental da psicofisiologia humana, com influência nos aprendizados e desenvolvimento motor – procura resgatar as brincadeiras índias tradicionais. Foi, então, pela riqueza de abordagens que a brinquedoteca oferece que as acadêmicas escolheram o assunto. Cacilda Costa Silva apresentou o trabalho “Brinquedoteca, mediadora do processo de ensino-aprendizagem”, em que destaca a importância de se criar esse espaço lúdico nas escolas públicas, “utilizando-o como estimulador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem”. A aluna Carlla Carbone defendeu a monografia “A brinquedoteca da UNIGRAN: construindo a memória”, trabalho que, segundo Lucia Eugenia, recebeu sugestão da banca avaliadora para ser divulgado, por destacar o importante papel da brinquedoteca na formação de educadores infantis. Já a formanda Luciane Machado Gnutzmann descreveu “O comportamento da criança em ambiente lúdico”. Nesse trabalho, a aluna trata da relevância da interação entre adulto e criança, no espaço da brinquedoteca. A acadêmica Adriana Aquino Freitas, enfoca o professor de educação infantil, na monografia “A brinquedoteca na formação do educador.” Adriana fala sobre o funcionamento e organização desse ambiente lúdico, que ajuda a transformar as brincadeiras em momentos ricos de conhecimento. Também enfatiza a formação do educador, que deve vivenciar o lúdico com os alunos em sala de aula para que haja uma aprendizagem prazerosa. Para professora Lucia Eugênia, os trabalhos demonstram que a brinquedoteca da UNIGRAN é um espaço importante na formação do educador infantil, “pois permite aos acadêmicos realizar na prática os conhecimentos que recebe teoricamente no ID_CURSO”. Neste ano, setenta e três trabalhos de conclusão de ID_CURSO estão sendo submetidos à apreciação dos professores, no ID_CURSO de Pedagogia. O TCC é uma exigência que os concluintes de todos os ID_CURSOs de graduação da UNIGRAN devem cumprir. (LE – JR)