Alunos de Arquitetura recuperam projetos de arquitetos douradenses.

Mostra de desenhos arquitetônicos da turma de 1º ano marcou encerramento de atividade que simulou o exercício da profissão do arquiteto.
Os alunos do primeiro ano de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN concluíram, na semana passada, um projeto que envolveu as diversas práticas do ID_CURSO e a relação do arquiteto com os meios social e ambiental. A atividade foi orientada pelos professores Ana Cristina Yamashita, Silvio Staut e Aline Andrade, seguindo-se um planejamento multidisciplinar que leva em conta o exercício profissional e a responsabilidade social. O trabalho interligou as disciplinas de Desenho e Outros Meios de Expressão, Projeto I e Desenho do Objeto e Perspectiva. Desenvolvido com base em projetos arquitetônicos feitos por profissionais douradenses, para a construção de casas, os objetivos da atividade foram entender a função do ID_CURSO e a importância das representações gráficas. “Esses projetos [dos arquitetos] são reavaliações importantes para os estudantes conhecerem parte do ID_CURSO e o que vão enfrentar daqui para frente”, disse a arquiteta Ana Cristina. A professora disse que, com essa experiência, o aluno passa a entender a como lidar com a própria postura, o cliente e a apresentação de suas idéias. Na semana passada, os alunos apresentaram aos professores as “releituras” que fizeram dos projetos escolhidos, justificando os passos e as decisões que tomaram. Conforme as diversas responsabilidades que deve ter o profissional, o trabalho do arquiteto não envolve só a casa, mas também a adaptação dela ao seu meio ambiente. Para a aluna Cínara Ronchesel, essa base contribuirá para o aprendizado da turma, nos próximos anos. “A gente já está demonstrando um pouco da nossa capacidade, criando e trabalhando como um futuro arquiteto”, disse a estudante. A colega Talyta Iiyama concorda e disse que os alunos produziram trabalhos de alta qualidade, por serem do primeiro ano, e alguns surpreenderam os professores com seus talentos. Para os professores, ficou o estímulo dos alunos para a vida profissional e do sonho, do que eles imaginam ser a profissão. “Quando os universitários desenvolvem suas idéias e têm vocação, continuam com mais entusiasmo”, disse Ana Cristina. (AB – JR)