ID_CURSOs de Fisioterapia e Medicina Veterinária desenvolvem o projeto "Cão-Terapia".

Contato com cães dóceis ajuda criança a aderir aos tratamentos fisioterápicos
A Clínica de Fisioterapia, juntamente com o ID_CURSO de Medicina Veterinária da UNIGRAN, está desenvolvendo o “Projeto de Terapia Assistida com Cães”. A “Cão-Terapia” foi implantada em outubro, como meio de facilitar a reabilitação de crianças com dificuldades de locomoção e coordenação de membros superiores. “Mesmo nos trabalhos iniciados há pouco tempo, já são notáveis os primeiros efeitos. As crianças acabam se soltando mais com os animaizinhos, reagem melhor ao tratamento, o que amplia nossa possibilidade de intervenção terapêutica em tratamento clinico”, disse a professora de Fisioterapia Taís Duarte Feliz, uma das orientadoras do projeto. E segundo a coordenadora do Hospital Veterinário, Mariana Vincenzi, além da criança, ganham também os cãezinhos, que recebem bastante afeto. “Os cães são animais domésticos que conseguem transmitir ao seu condutor toda a sua espontaneidade, alegria, espírito brincalhão, e sempre está disponível para interagir com as pessoas”, disse a professora. As terapias são realizadas no espaço externo da Clínica de Fisioterapia, com duração de duas DATA_HORAs semanais. Participam das sessões, dez crianças que já estavam em tratamento fisioterapêutico. Os cães selecionados são os que apresentam comportamento dócil e, antes de serem usados nos tratamentos, recebem completa atenção veterinária. Segundo as orientadoras, o projeto “Cão-Terapia” é um programa que tem possibilidades de aplicação em diferentes áreas da saúde e, no próximo ano, pode abranger outros ID_CURSOs da área. Na Europa, é uma técnica aplicada desde 1792, em terapias de reabilitação física e mental. (AV – JR)