Acadêmico de Enfermagem da UNIGRAN recebe prêmios em Brasília.

Sílvio Ortiz e Dinaci Ranzi, diretora do Hospital Universitário de Dourados (foto: Valmir Leite -AgCom)
DiárioMS (21/11/2006) - O auxiliar de enfermagem Silvio Ortiz recebeu, na sexta-feira, em Brasília, o prêmio de primeiro lugar em duas categorias: a de pôster interativo, sobre o Hospital Universitário de Dourados, e a do Eixo Temático II, durante a I Mostra de Saúde Nacional Indígena, promovida pelo Ministério da Saúde, que teve como tema “Qualidade de Vida, Promoção da Saúde e Valorização das Tradições”. Sílvio, que é acadêmico de Enfermagem da UNIGRAN, trabalha no Hospital Universitário como intérprete dos indígenas que procuram por atendimento, facilitando a interlocução entre médico e paciente. Foi essa atuação que lhe rendeu os prêmios. “Antes, o indígena chegava no HU para ser consultado ou para fazer um exame e voltava para casa sem conseguir atendimento, simplesmente, por não dominar a língua portuguesa. Hoje, com o acompanhamento de um intérprete durante as consultas e internações, houve uma aproximação entre essas duas culturas facilitando, dessa forma, o entendimento entre médico e paciente”, explicou Sílvio, que mora na Aldeia Jaguapiru, em Dourados. Ele diz que o serviço de tradução ajudou no fortalecimento das relações, proporcionando maior segurança ao paciente. “O indígena que hoje recebe atendimento no HU criou um laço de confiança com a medicina, e isso é fundamental para o sucesso do tratamento”, comentou. A diretora administrativa do HU, Dinaci Ranzi, ressaltou a necessidade de um intérprete desde a abertura da ala para indígenas. “O acolhimento e o acompanhamento do tratamento médio do índio pelo HU só poderia obter resultados positivos a partir da atenção e do entendimento das duas culturas”, disse.