Acadêmicos de Fisioterapia apresentam trabalhos em Simpósio Internacional.

Professoras Joici Ribeiro, Juliana Cury e Taís Duarte são as orientadoras dos trabalhos aceitos para Simpósio de Fisioterapia Respiratória.
Os melhores trabalhos científicos desenvolvidos em universidades do país serão apresentados no 13º Simpósio Internacional de Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva. Entre eles, sete monografias desenvolvidas por acadêmicos do ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN, sob orientação de professores, foram aprovadas pela Comissão Científica do evento. Os trabalhos serão mostrados em pôsteres, entre os dias 6 e 9 de setembro, no Centro Universitário Positivo (Unicemp) em Curitiba, local do encontro. A professora Juliana Loprete Cury, uma das orientadoras dos trabalhos e surpevisora do setor de Fisioterapia Respiratória da Clínica-Escola da UNIGRAN, disse que essa é a segunda participação do ID_CURSO no Simpósio. Em 2004, o ID_CURSO também esteve representrado com um trabalho. “Neste ano foram aprovados os sete trabalhos enviados ao evento, que é bienal. Esperamos em 2008 classificar mais trabalhos”, disse ela. Segundo a professora, para os alunos, o interesse pelo Simpósio divide-se em dois aspectos. O primeiro é conhecer a Fisioterapia em uma área específica, como a respiratória aplicada em vários ID_TIPOs de pacientes pediátricos – adultos, idosos em nível laboratorial, enfermaria e unidade intensiva. Em segundo, vem a participação direta do acadêmico na aparesentação de seus trabalhos, debatendo com os profissionais de todo o país. “Apresentar um trabalho científico, em um encontro como esse, é muito importante para o aluno que queira seguir carreira de pesquisador, se especializar, essa será uma oportunidade única em sua carreira”, disse a professora. Os trabalhos orientados pela professora Juliana Cury são: “Correlação entre a Mobilidade Torácica e Volumes Pulmonares”, elaborado pelas acadêmicas Vanessa de Biasi Janaina de Andrade Carneiro, Gisele Miwa Sumioka e Luana de Mattos Roncatti da Silva, “Avaliação da Capacidade de Exercício de Indivíduos com IRC Através do Teste da Dp6min”, desenvolvido pelos acadêmicos Eliane Barbosa Togoe, Lucas dos Anjos Rossoni, Carla Lino Braga e o trabalho “Comparação do Condicionamento Aeróbico entre Indivíduos Normais Sedentários e Paraplégicos Praticantes de Atividade Física”, pelas acadêmicas Janaína de Andrade Carneiro, Vanessa De Biasi, Gisele Miwa Sumioka, Karolina Willeman de Souza, também orientado pela professora Taís Duarte Felice. Sob orientação da supervisora e professora de Fisioterapia em Pediatria Joici Adriana Batistão Ribeiro, foram aprovados: “Avaliação de Reflexos Primitivos em Recém-Nascidos Prematuros com Idade Gestacional a partir de 32 Semanas”, da acadêmica Aline Evangelista de Oliveira, “A utilização da freqüência respiratória como parâmetro fisiológico para a avaliação da dor neo-natal”, elaborado pela acadêmica Lívia Goes Endo, “Incidência de Displasia Broncopulmonar em Hospital Privado de Dourados/MS” estudado pelas acadêmicas Jocicleide de Matos e Lívia Endo Góes. (AF-CM-JRA)