Jornada enfoca novos rumos do trabalho do Nutricionista.

Jornada de Nutrição da UNIGRAN foi aberta nesta quarta-feira.
Proporcionar aos acadêmicos uma visão crítica da profissão e apontar novos campos e possibilidades profissionais é a meta principal da IV Jornada de Nutrição e ID_CURSO de Personal Diet e Marketing Pessoal, aberta no dia 30 de agosto, na Unigran. Na noite de abertura palestraram o nutricionista Antônio Passoni, que falou sobre a atuação do nutricionista no Programa da Saúde da Família (PSF) Indígena e a psicóloga Rosemeire Navarro, enfocando o emocional do cuidador na relação com o paciente. O evento, que segue até sexta-feira, também proporcionará aos acadêmicos e profissionais mini-ID_CURSOs de atendimento nutricional na doença renal e na Oncologia e ID_CURSO de Personal Diet, uma nova tendência da área. A pró-reitora de Ensino e Extensão, professora Terezinha Bazé de Lima, lembrou da missão do Nutricionista de desenvolver nas pessoas o hábito da boa alimentação e incentivar a valorização da segurança alimentar. “É através da escola, que desenvolveremos essa cultura em alunos e professores”, disse. Segundo a coordenadora do ID_CURSO, Miriam Pereira Soares, o programa foi escolhido justamente levando em conta as atribuições do profissional e as novas perspectivas que se abrem na carreira. “Estamos preocupados com a atuação e com o futuro de vocês [nutricionistas]”, afirmou. Possibilidades Profissionais – Segundo a nutricionista Aline Faustino, que ministrou o primeiro mini-ID_CURSO do evento (Atendimento Nutricional na doença Renal) esse assunto é quase uma especialidade do nutricionista. Em Dourados, por exemplo, somente ela atua na área. Como a participação do profissional na equipe que cuida dos pacientes que fazem hemodiálise – técnica de filtragem do sangue através de aparelhos - é obrigatória, esse é um campo bastante promissor. “A doença renal crônica tem aumentado muito na nossa região, até se comparada ao com o câncer. O diagnóstico precoce e o fato de Dourados atender pacientes de toda a região fazem com que a tendência seja expandir nosso campo de atuação”, considera Aline. (MA-CM)