Juiz Odilon de Oliveira encerra Semana Jurídica da UNIGRAN.

Um dos palestrantes mais esperados da semana, juiz federal recebeu muitos aplausos da platéia, por sua atuação contra os narcotraficantes.
Diário MS (28-08-2006) - O juiz federal Odilon de Oliveira, da Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado, com sede em Campo Grande, encerrou, na noite de sexta-feira, a 27ª Semana Jurídica da UNIGRAN. O evento foi realizado entre os dias 21 e 25 de agosto e teve como tema “História e Perspectiva de um Direito Transformador”. Aos acadêmicos e profissionais do Direito, Odilon de Oliveira falou sobre “O contrabando na fronteira de MS e a Justiça Federal: os crimes fronteiriços e a lavagem de dinheiro”. Durante a conferência – que durou cerca de duas DATA_HORAs – o juiz federal apresentou números sobre o crime organizado no Mato Grosso do Sul. Ele demonstrou, por exemplo, que a produção de maconha no Paraguai teve arrecadação nove vezes maior do que o ICMS no município de Dourados. “Em 2003, Dourados teve arrecadação da ordem de R$ 71,2 milhões; no Paraguai, a produção de maconha gerou R$ 651 milhões no mesmo período”, destacou Odilon. O juiz também pediu aos participantes da conferência que tenham consciência na DATA_HORA do voto, para não eleger políticos “corruptos, ladrões e safados”. Odilon também disse que vai cobrar do Congresso Nacional ações mais firmes no combate ao crime organizado em todo o país. “É preciso reformar a mentalidade dos juízes, porque hoje o crime organizado corre atrás da polícia enquanto o cidadão de bem está preso dentro de casa”, disse o palestrante. SEMANA JURÍDICA A 27ª Semana Jurídica da UNIGRAN é uma realização da Faculdade de Direito e do Diretório Acadêmico “27 de outubro”. De acordo com a coordenadora do evento, Nádia Sater, a Semana Acadêmica tem como objetivo proporcionar novas fontes de conhecimento na área jurídica, para acadêmicos e profissionais da área do direito. O evento, com duração de cinco dias, teve participação diária de pelo menos mil pessoas, segundo a organização. “A cada ano, nossa semana fica melhor, mantendo um nível bastante elevado, com palestrantes de renome. Os assuntos são sempre atuais, com temas diversificados”, explica a coordenadora. Neste ano, a Semana Jurídica também homenageou os 30 anos de implantação do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN. A primeira turma se formou em 1980. (Ana Paula Amaral)